CANAL DE AGUA DEL MOLINO Y LOS LAVADEROS

Villa de Arafo
- Etnografía. Canales de agua -




Localizada na margem direita do Barranco de Avingo ou Amance, essa rua faz parte do antigo 'Camino que vai para a água ', em referência ao principal ponto de abastecimento de água de Arafo. Pelo pôr do sol, corri para a água que vinha das galerias de A avingo e Los Huecos.
A construção deste canal e aqueduto ou arco está ligada à execução do moinho que as águas servem. Este trabalho, datado de 1895, é realizado após a compra da terra por Antonio Marrero P rez, que depois de ter conseguido algumas economias através do comércio de vinhos e bebidas espirituosas com a Venezuela, solicita ao município esse lote, retirado em leilão pela prefeitura com a condição de que apenas um trabalho pudesse ser útil para o bairro, ao mesmo tempo em que a condição para o uso da água como força motriz fosse imposta, para manter a canalização e a água em boas condições O que estava acontecendo com ela.

Após a aquisição do terreno por Antonio Marrero P rez, por um preço médico, por ser o único a ser submetido ao leilão, começaram os trabalhos de execução dos novos canais. Foi gerada uma bifurcação das águas, mantendo a passagem para o abastecimento público e realizando um novo canal que, por meio de um aqueduto executado pelo mestre das obras Juan de Padrn, que também executava as obras correspondentes ao moinho em que despejava essas águas como força motriz.

Este canal continua seu curso, prestando serviço às lavanderias, jatos de abastecimento de água e um pequeno lago que finalmente despeja em um canto da água restante para reutilização na irrigação agrícola.



Canal de agua del Molino y Los Lavaderos

A infra-estrutura consiste em um vulcão feito de pedra vulcânica que leva as águas da galeria de Avingo e Los Huecos até a bifurcação dessas águas pouco antes de iniciar sua caminhada pela arcada, correndo em curso limpo para o suprimento. da população incorporando um novo rumo para gerar a força motriz capaz de mover as máquinas do antigo moinho.

Na bifurcação das águas, foi criada uma infraestrutura capaz de levar as águas ao balde de pressão. Um aqueduto de cinco olhos foi executado, com um arco abaixado que mantém a dimensão até atingir o cubo. Este aqueduto originalmente executado com pedras básicas e enriquecidas também mostra intervenções de reforço realizadas posteriormente através da incorporação de pedras brutas.

O último corpo no qual as águas caem, já fazendo parte da constituição do moinho, corresponde ao balde de pressão, do qual podem ser vistos os três princípios básicos da pedra básica sobrepostos do mais alto ao mais baixo. Esta provisão corresponde a uma construção economizadora, uma vez que são desenvolvidas em resposta às pressões da coluna d'água que cada uma delas deve suportar.



Canal de agua del Molino y Los Lavaderos

Arafo MUNICIPALIDADE

AREA Historic Center

ENDEREÇO Rua Eduardo Curbelo Fari a

COORDENADAS UTM

X 360.149,54
E 3.135.850,16



Canal de agua del Molino y Los Lavaderos

DECRETO 41/2006, de 9 de maio, declarando Interesse Cultural, com a categoria Local étnico 'E Moinho e lavanderia ', localizado no município de Arafo, ilha de Tenerife, delimitando seu ambiente de proteção.



Canal de agua del Molino y Los Lavaderos

Fari a Pestano, F.: A História de Arafo , Prefeitura de Arafo. 2004

VVAA: Patrimônio do centro histórico da cidade de Arafo, Projeto final de mestrado em reabilitação do patrimônio construído, CICOP, 2004.



Canal de agua del Molino y Los Lavaderos
Descripción Documento Descargar Documento
Situación
Emplazamiento
Declaración BIC- boc-2006-096-015