PLATEAU OU PLATÔ

PRAIA - Conjunto patrimonial - Bairro


   0
   Valorar

Compartir en Facebook

Compartir en Google+

Plateau é o centro histórico da cidade de Praia, clasificado como Patrimonio Nacional Cultural. Ergue-se sobre um pequeno planalto que domina a larga baia definida pelos cabos de Ponta Temerosa e Ponta de Mulher Branca.

A origem do Centro Histórico está diretamente relacionada com o declínio da Ribeira Grande de Santiago (actual Cidade Velha) que foi o primeiro núcleo de povoamento instalado pelos portugueses na costa Ocidental Africana no séc. XV.

Neste lugar foi fundado o primeiro povoamente da cidade de Praia no século XVI. (Inventário de Recursos Turísticos.2015).  A rua principal do Plateau é a rua Almílcar Cabral. O estilo arquitetónico predominante é o neoclásico colonial. Como pontos de interesse especial destaca-se a praça Alexandre Albuquerque rodeada de edificios emblemáticos como o Palacio de Justiça, a Câmara Municipal de Praia e a Igreja de Nossa Senhora da Graça.



PLATEAU ou PLATÔ

Se sitúa sobre uma meseta e o trazado de suas ruas é geralmente perpendicular formando uma quadrícula. O conjunto apresenta varias praças, largos e algunas ruas de pedestres pavimentadas con calcetas.



PLATEAU ou PLATÔ

- PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO DE PATRIMONIO DE PLATEAU. Câmara Municipal da Praia

- GOMES, Lourenço: Urbe, memória e crítica da arte: Centro Histórico da Praia - Extremo - Sul (de 1840 à actualidade). 2011. Praia. Edições Uni-CV.

A.A.: Inventário de Recursos Turísticos. Direção Geral do Turismo. Ministério Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial. Praia. 2015

Equipe de redação e investigação: Unidade de Arquitetura Fundação CICOP.

Miguel Ángel Fernandez Matran-Director

Gislaine Hasse- Arquiteta

Aarón José Armas de la Rosa- Arquiteto técnico

Fotografias:

Felipe Monzón

Gislaine Hasse

 



PLATEAU ou PLATÔ
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien