LICEU DOMINGOS RAMOS

PRAIA - Arquitetura civil e residencial - Edificios públicos


   0
   Valorar

Compartir en Facebook

Compartir en Google+

Arquitetura educativa, do século XX.

1956/1960 - data da construção do edifício, segundo projeto do arquiteto Luís Tavares de Melo.

O Liceu da Praia (Liceu Domingos Ramos) foi inaugurado em Junho de 1960, pelo Governador da Província, integrado nas festividades do V centenário da descoberta de Cabo Verde, criada pelo art. 3º, do Decreto nº 43.158, de 8 de setembro de 1960.

Foi o primeiro edifício construído para albergar o Liceu Adriano Moreira, conquistando assim a sua autonomia em relação ao do Mindelo. Com a Independência Nacional deixou de ser um liceu construído na província de ultramar, para ser a escola secundária de um país livre e independente.

 

Nasce assim o Liceo Domingos Ramos (nome do lutador pela liberdade da pátria) e por longo tempo teve a honra de ser o único Liceu na ilha, mais tarde foram construídas novos liceus.



LICEU DOMINGOS RAMOS

Emblemática construção de planta poligonal em forma de “L”, cobertura a duas águas, com telhas de cerâmica. O Liceu se desenvolve em duas plantas. O principal elemento do edifício é a presença de uma torre em altura, marcando e monumentalizando uma das duas entradas principais, com os cunhais em cantaria e telhado a quatro águas.

Apresenta em uma das extremidades um pequeno corpo cujo tratamento de fachada é totalmente distinto do restante conjunto, não só ao nível dos materiais utilizados, mas também da própria linguagem, aproximando-se da Art Deco. Debaixo da platibanda escalonada, se observa a presença de um relógio sob o qual surge a inscrição LICEU. Uma das duas entradas do edifício situa-se neste corpo, que dá acesso ao átrio principal e ao auditório.

O embasamento do edificio é de cantaria, além dos cunhais, molduras de janelas e as platibandas. Se observa o uso de cantaria a nível do embasamento, cunhais, molduras de janelas e platibanda.

Na placa central do largo junto ao edifício, localiza-se o Padrão de Comemorações Henriquinas.



LICEU DOMINGOS RAMOS

CONCELHO        Praia
LOCALIDADE     Plateau
ENDEREÇO        Praça Domingos Ramos



LICEU DOMINGOS RAMOS

Plano Urbanístico Detalhado do Plateau - PUD/98



LICEU DOMINGOS RAMOS

-PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO DE PATRIMONIO DE PLATEAU. Câmara Municipal da Praia

- SIPA-Sistema de Informação para o Património Arquitetónico. DGPC- Direção-Geral do Património Cultural. http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SitePageContents.aspx?id=08a335ea-db85-4fdd-862b-fe6e623e44a8 consultada em 12/07/18.

Equipe de redação e investigação: Unidade de Arquitetura Fundação CICOP.

Miguel Ángel Fernandez Matran-Director

Gislaine Hasse- Arquiteta

Aarón José Armas de la Rosa- Arquiteto técnico

Fotografias:

IHRU: SIPA; Arquivo Histórico Ultramarino: Agência Geral do Ultramar.



LICEU DOMINGOS RAMOS
Descripción Documento Descargar Documento
Ficha GPC CICOP

CONJUNTO PATRIMONIAL
LICEU DOMINGOS RAMOS PLATEAU ou PLATÔ - Cat:Bairro