CIUDADELA PASAJE SANTIAGO, 93

Santa Cruz de Tenerife
- Arquitectura Civil y Doméstica. S.XX y Posterior -




Ao longo do século XIX, foi desenvolvida para um tipo de construção que abrigava as classes menos ricas. Os setores mais pobres da cidade construíram suas casas ou os chamados barracos, com materiais pouco resistentes e falta de controle sanitário. Não foi até depois de um episódio trágico que ocorreu durante fortes chuvas em 1853, perto da Rua Castillo e da Praça Weyler, chamadas de casas da costureira, quando a Câmara Municipal começou a receber cartas em o assunto.

Esse grupo de pequenas casas insalubres, nascido da necessidade, da falta de recursos e que não atendem às condições mínimas de habitabilidade, é o que conhecemos como cidadelas. A cidadela é um edifício retangular de um andar, dividido internamente por uma passagem em seu lado mais longitudinal que dava acesso a diferentes salas ou salas pequenas, que podiam ser dispostas em quatro e duas de suas lados. Eles foram ocupados por várias famílias, e as áreas comuns foram organizadas no pátio central, onde foram instalados os serviços, cozinha, lavanderia etc.

Em 1903, a Comissão de Saúde declarou que as cidadelas eram uma fonte de contágio para as epidemias que ainda assolam a capital de Santa Cruz, por isso estava preparada para desmontar como edifícios residenciais.

Esta cidadela localizada em uma passagem perpendicular à Rua Santiago, é, juntamente com a rua Sr. das Tribulações, como Ravina ou Pisaca, uma das poucas que permanecem no emblemático Bairro de El Toscal.



Ciudadela Pasaje Santiago, 93

A cidadela é uma habitação coletiva desenvolvida em um andar, composta por várias unidades dispostas em ambos os lados da passagem. As unidades se distinguem pelo uso de fachadas planas coloridas, com uma porta e uma janela e uma clarabóia acima. Eles são compostos em pares e simbólicos. O telhado é inclinado de telha.

A cidadela da Passagem de Santiago, 93, é composta por 19 salas ou salas dispostas ao longo de um corredor de pequenas dimensões e que é acessado a partir da Rua Santiago por uma pequena escada com quatro degraus, ladeada por paredes. do mamposter a.

Os pequenos quartos são estruturados de forma retangular e com telhados de duas águas. Em cada uma de suas pequenas fachadas, há uma ou duas aberturas, correspondentes a uma porta e, em alguns casos, uma janela. As duas casas que fazem fronteira com a rua principal têm mais duas janelas feitas com um arco semicircular.

Nos beirais das coberturas localiza-se uma cornija que continua na empena da fachada lateral.

Este conjunto de casas foi parcialmente restaurado, com a pintura de fachadas e condicionamento dos carpinteiros.



Ciudadela Pasaje Santiago, 93

Grau de Proteção: Folha Parcial n 25.
Logo de proteção n. PGO Santa Cruz de Tenerife. Aprovação definitiva parcial
2014
Propriedade incluída no BIC Conjunto Histórico El Toscal



Ciudadela Pasaje Santiago, 93

MUNICIPALIDADE Santa Cruz de Tenerife
ÁREA Distrito Centro-Ifara (El Toscal)
ENDEREÇO N Rua Santiago, 93


- Plano Geral de Gerenciamento de Santa Cruz de Tenerife, Vol. 3 Volume 3.2.1-3, arquivo n. 25)

- DARIAS PR NCIPE, A. (2004). u2018Santa Cruz de Tenerife. Cidade, arquitetura e memória histórica 1500-1981 u2019, volume I. Edita a Câmara Municipal de Santa Cruz de Tenerife.

Equipe editorial e de pesquisa: Unidade de Arquitetura da Fundação CICOP.

Miguel ngel Fern ndez Matr n.

Jos Luis D lerá Mart nez.

Armiche lvarez P rez.

Sendy Hern ndez lvarez.

Foto: Haridian Itaisa Quintana Gonz lez


Descripción Documento Descargar Documento
Emplazamiento
Situación
Ficha Informativa ICON (Centro de Conservación y Restauración del Patrimonio, Fundación CICOP).

ESPACIOS URBANOS
Ciudadela Pasaje Santiago, 93 Barrio de El Toscal - Cat:General