CASA LERCARO

San Cristóbal de La Laguna
- Arquitectura Civil y Doméstica. Anterior al S.XX -




Esta casa localizada na rua San Agustin, antes da rua Gua Real nº 22 ter sido construída em 1593 por D. Francisco Lercaro de Le n, comerciante italiano casado com D. a.catalina Justianini, filha de Gaspar Justianini, escritora pública de Bernardino Justianini o Velho que construiu uma casa no local.

A casa foi supostamente construída inteiramente em 1599.

O edifício foi restaurado e reabilitado como Museu de História pelo Conselho da Ilha de Tenerife em 1993, abrigando em várias salas temáticas a evolução histórica da Conquista até o presente.

A casa era a casa da família Lercaro Justianini até a família se mudar para La Orotava, mantendo a propriedade da La Laguna Palace House até meados do século XX.

De 1940 a 1953, foi a sede da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de La Laguna.



Casa Lercaro

San Cristão de La Laguna. 5 Séculos de História. Delegação do patrimônio histórico da cidade de La Laguna, 1996.

SORIANO E BENITEZ DE LUGO, ALFONSO; Casas e famílias de Laguneras As linhagens e os palácios de Nava-Grim e Salazar de Fr como prefeitura de San Cristão bal de La Laguna. 2007



Casa Lercaro

Fachada principal (Rua San Agustin)

A organização geral da fachada é formada por um corpo central de pedra, o resto da alvenaria, lacunas e beirais de azulejos. Sua composição é assimétrica, apresentando quatro janelas no topo que não estão completamente alinhadas entre si e no canto um apito composto de pedra básica que serve como elo construtivo entre as duas fachadas.

Salienta a capa de cantaria maneirista genovesa que coincide com a origem da família, elevando-se em dois corpos para exceder a notável cornija apoiada por pequenas nulas decoradas com anéis e o brasão da família Lercaro esculpido em pedra No meio.

A porta de acesso enquadrada em cantaria contribui para o arranjo da fachada, colocando uma janela sobre ela, destacando uma frente circular com três vasos na composição arquitetônica.

O gesso tem um esgoto característico dos palácios genoveses, sendo descoberto durante as obras de reforma do edifício. Nele você pode ver um passeio perfeitamente regular do trabalho de assobiar a.

Fachada lateral (Rua Tabares de Cala).

É mais assimétrico que o principal. Possui duas alturas em quase toda a sua extensão, exceto nas áreas de acesso aos pátios.

A parte da fachada de acesso ao quintal e às garagens é composta por um corpo de uma única planta, onde encontramos um portão duplo de ferro forjado com lintel curvo e rodeado de galope, o que leva a uma sala envidraçada onde estão expostas Pequenas carruagens. Nesta porta e terminando a fachada, encontramos um pequeno ou com ameias. À direita, uma porta de madeira de duas folhas com verga curvada e rebaixada em galope que dá acesso ao quintal.

Descrição interior

A interi ...



Casa Lercaro

MUNICÍPIO San Cristóbal de La Laguna

ZONE District1- Centro Histórico

ENDEREÇO Rua San Agust n, 22


Descripción Documento Descargar Documento
Ficha PGOU
Levantamiento de la fachada principal
Ficha PGOU
Plan Especial.Planta Baja y Entreplanta
Plan Especial.Planta Primera
Plan Especial. Cubiertas
Plan especial. Secciones
Planta Baja y Entreplanta