CALLE CAPITÁN BROTONS

San Cristóbal de La Laguna
- Espacios Urbanos. Calles -




Esta rua é um prolongamento da Rua Bencomo e, paralelamente, à Rua Obispo Rey Redondo ( Rua Carrera ), provavelmente seguindo o caminho de duas estradas que saíam da Villa de Arriba, sendo, portanto, de configuração e traçado antes Guos, já que todas as outras ruas foram construídas seguindo seus eixos e suas referências.

Ele deve seu nome ao Capit n Gerardo Brotons. Nasceu em Santa Cruz de Tenerife, em 5 de dezembro de 1903 e morreu em Talavera de La Reina, (Toledo), em 6 de fevereiro de 1937. Filho de Don Estanislao Brotons e Poveda e de Mar a Rosa Ballester e Martinez- Ocampo

Casou-se em 2 de maio de 1926, em La Laguna (Santa Cruz de Tenerife), com Ana de Ascanio e Le n-Huerta, que nasceu em La Laguna em 8 de janeiro de 1908 e morreu em Santa Cruz de Tenerife em 18 de maio de 1999. Desse link nasceu seu único filho, Don Estanislao.

Ele entrou na Academia Artiller em 1921, obtendo o posto de tenente em 1925, sendo designado para o Regimento Artiller em Tenerife. Subi ao Capitulo em 1933.

Em 1929, foi nomeado professor de matemática da Escola Política de La Laguna; e em 1933 ele recebeu o título de engenheiro industrial.

Em janeiro de 1936, ele recebeu o comando da Bateria de Monta a de La Laguna e foi nomeado Comandante Militar do Cantão da referida cidade. Em 16 de setembro de 1936 e sob o comando da 1 Bater do Expedicionário de Tenerife, embarca com destino a Vigo para intervir na guerra civil espanhola. Em 9 de novembro, ele foi ferido na Casa de Campo (Madri) e morreu no Hospital Militar de Talavera de La Reina (Toledo) em 6 de fevereiro de 1937.

Para os combates na Cidade Universitária, a Cruz Coletiva do Laureado de San Fernando foi premiada e, por uma ação heróica, Rodrigo, sucessor do Comando do Capitão Brotons, recebeu a Medalha Militar Individual.

...

GARCIA, Carlos: As ruas antigas de La Laguna. Sua nomenclatura do século XVI até o nosso Centro de Cultura Popular das Canárias 1994

GERM N DE ARMAS, Endereço: La Laguna. Habitação tradicional e os problemas de organização do espaço urbano. La Laguna, 1975.

ALEM N, Gilberto: O beco n. Lagoas críticas. Cabildo de Tenerife, 1985.

CIORANESCU, Alejandro: La Laguna. Gu um histórico e monumental. La Laguna, 1965.

MORENO FUENTES, Francisca: T azm a da ilha de Tenerife em 1552. Anuário de estudos atléticos. Num. 25. Madri, Las Palmas, 1979.

RODR GUEZ MOURE, Jos: Gu la historica de La Laguna. Instituto de Canárias. La Laguna, 1935.



Calle Capitán Brotons
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien