CASA ÁLVAREZ

SANTA CRUZ DE TENERIFE
- Arquitectura Civil y Doméstica. S.XX y Posterior -




Este trabalho foi projetado pelo arquiteto Pelayo L. pez e Mart n Romero em 1930 para Catalina lvarez, viúva de Fern ndez del Castillo. Seu estilo arquitetônico é enquadrado em um ambiente predominantemente ecológico, embora muito contente, mesmo com fortes nuances expressionistas. Aproveitando as instalações econômicas e administrativas que o conselho da cidade ofereceu para acabar com as antigas casas em ruínas, o filho do promotor decidiu tirar proveito desses benefícios, encomendando Pelayo L. pescar o projeto, assinado em outubro de 1930. O restante do projeto, administrativo e construtivo, é um exemplo claro de quão mal o escritório técnico municipal trabalhou naquela época. Em fevereiro de 1936, após vários avatares, o trabalho pôde ser concluído.

Veja: DARIAS PR NCIPE, A.: Arquitetura e arquitetos nas Ilhas Canárias Ocidentais, Santa Cruz de Tenerife, 1985, p. 356-357.



Casa Álvarez

Edifício composto por cave, primeiro andar e corpo de quatro andares. À esquerda, porta de acesso a outros andares. O primeiro nível mantém lacunas iguais e uma grande varanda com uma balaustrada de pedra que cobre toda a fachada, dando horizontalidade e definição ao porão. Os seguintes níveis têm uma composição definitivamente vertical. A esquerda é definida entre duas pilastras com listras verticais que cobrem os quatro níveis. Uma janela quadrada em cada nível. No país certo, um corpo voado, vigia de vidro vertical, se desenvolve em três níveis. Elementos de interesse: Carpinter a. Porta de acesso no térreo. Tratamento de soleiras de ferro. Ornamentação na fachada. Coluna de mezanino e seu peitoril.

O piso térreo da fachada do prédio foi reformado para fins comerciais, ampliando a abertura.



Casa Álvarez

MUNICIPALIDADE Santa Cruz de Tenerife
ÁREA Distrito Centro-Ifara
ENDEREÇO Calle Castillo, 50.



Casa Álvarez

Betão armado.



Casa Álvarez

Grau de proteção: Cartão Ambiental n 147.

Logo de proteção n. PGO Santa Cruz de Tenerife. Aprovação definitiva parcial de 2014.

Propriedade incluída nos arredores do Monumento BIC do Edifício do Parlamento das Canárias.



Casa Álvarez

- DARIAS PR NCIPE, A.: Arquitetura e arquitetos nas Ilhas Canárias Ocidentais, Santa Cruz de Tenerife, 1985, p. 356-357.

-Gato da proteção arquitetônica e urbana do patrimônio. PGO Santa Cruz de Tenerife. Aprovação definitiva parcial de 2014. Vol. 3. Volume 3.2.1.

Equipe editorial e de pesquisa : Unidade de Arquitetura da Fundação CICOP.

Miguel ngel Fern ndez Matr n.

Gislaine Hasse

Jos Luis D lerá Mart nez.

Sendy Hern ndez lvarez.

Foto: Jos M. Bossini Ruiz.



Casa Álvarez
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien