CALLE DOMÍNGUEZ ALFONSO

SANTA CRUZ DE TENERIFE
- Espacios Urbanos. Calles -




A mais popular conhecida como Calle La Noria em Santa Cruz de Tenerife é na verdade a rua Antonio Dom nguez Alfonso. Localizada no bairro de La Concepción, é uma das áreas mais antigas da cidade, com edifícios que podem remontar aos séculos XV e XVI.

Desde a origem, COLA BENITEZ ' u2026 desde que Lugo entrou na ilha em 1496, os encarregados dos assuntos do porto, Pedro de Vergara e o sobrinho do sobrinho da guerra de Lope Fernde ndez de la Guerra-, juntamente com o primeiro prefeito conhecido de Santa Cruz Bartolom Ferndede Herrero, eles se preocuparão em iniciar a abertura de poços e reservatórios próximos às casas. Essa foi a origem do nome da rua Las Norias - no plural - que, como Jos Desir Dugour nos lembra, juntamente com as ruas então incipientes da Igreja ou Broad Street, de La Caleta e Barranquillo - que formaram o cleo fundadores da população-, eles começaram a tricotar o tecido urbano timidamente. Ele também nos informa que, para a construção das primeiras casas, a terra foi trazida pelo mar para fazer telhas de Guadamojete - o topo aborígene, infelizmente, quase esquecido do que agora é chamado Radazul - e madeira das florestas do vale Bufadero. Logo os vizinhos mais ricos começaram a abrir poços nos pátios ou pomares de suas casas, além de reservatórios para coletar água da chuva. E assim, alguns com água em suas casas e outros com o precioso líquido nas correntes naturais começaram a beber Santa Cruz. U201D.



Calle Domínguez Alfonso

A rua Antonio Dom nguez Alfonso ou a rua La Noria abriga as casas mais antigas da cidade. Nesta área urbana, hoje em dia de pedestres, as casas tradicionais em estilo das Canárias, com um e dois andares de altura, ainda formam o único conjunto histórico da cidade.

É uma rua tradicionalmente de carnaval, que tem as instalações de ensaio da maior das murgas que fizeram história no carnaval. Entre os seus muitos locais, o mais famoso é o Ni Fu-Ni Fa Ni201D.

Além dos locais de ensaio dos grupos de carnaval em La Noria, existem vários bares e restaurantes com esplanadas e pátios que constituem o ponto de lazer mais atraente nos fins de semana na capital.

Entre 1998 e 2001, a rua passou por uma reforma com tratamento de fachadas, pavimentação e fornecimento de móveis urbanos dentro do Plano Urbano em suas duas fases. Os objetivos deste plano eram melhorar o tecido econômico da área e gerar emprego, bem como acabar com a situação de marginalização social em que estava localizada.



Calle Domínguez Alfonso

O PAÍS ' Um retorno na Calle de la Noria '. [Online]. Novembro de 2016. [Data da consulta: 14 de novembro de 2017]. Disponível em: https://elpais.com/diario/2005/03/19/viajero/1111270089_850215.html

O DAILY.ES. 'C Quatro vistas para descobrir Santa Cruz de Tenerife '. [Online]. Novembro de 2016. [Data da consulta: 14 de novembro de 2017]. Disponível em: http://www.eldiario.es/viajarahora/destino_canarias/Tenerife-Santa-Cruz/

COLA BEN TEZ, Luis.: U201 As águas primitivas de Santa Cruz. Uma pilha de história. Blog amigos25julio.com [Online]. Novembro de 2016. [Data da consulta: 14 de novembro de 2017]. Disponível em: http://amigos25julio.com/index.php?option=com_content&view=article&id=704:las-aguas-primitivas-de-santa-cruz-una-pila-con-historia&catid=65&Itemid=105

Equipe editorial e de pesquisa : Unidade de Arquitetura da Fundação CICOP.

Miguel ngel Fern ndez Matr n.

Gislaine Hasse

Jos Luis D lerá Mart nez.

Sendy Hern ndez lvarez.


Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

No existe/n Imagen/es para este Bien