Essas festas acontecem entre os dias 2 e 3 de maio de cada ano no município de Los realejos, com dois centros comemorativos diferentes, mas unidos por um símbolo, como a Cruz.
No centro da Santa Cruz, do seu ponto de vista, existem centenas de cruzamentos que, nas ruas, fachadas, janelas, interiores de casas, pátios e capelas, são adornados com as melhores flores, velas e luzes que estruturam belos altares. Uma tradição que se fortalece a cada ano, herdando os costumes das gerações mais jovens.
Na paróquia do local, na tarde daquele dia, é celebrada a Eucaristia e processada a Santa Cruz; Alguns anos ocorre a representação da lenda da cruz, que dá nome ao centro. Na segunda parada deste dia, devemos procurá-lo na paróquia de Apostol Santiago, onde uma bela cruz coberta de prata é comemorada na manhã de 3 de maio, procissão pelas ruas do Sol e do Meio do Alto. Nos últimos anos, muitos vizinhos adornam suas cruzes de maneira pública e são expostos em janelas, corredores e portas, nas duas ruas. Não devemos esquecer que a festa se estende por toda a geografia municipal, contando mais de trezentas cruzes por toda a cidade, decoradas para este dia.
Apontar e separar merecem os fogos em homenagem à Santa Cruz. A história começa no século XVII, quando os habitantes das ruas de El Sol, mediadores e agricultores, e os das ruas de El Medio, cratas burguesas e aristas, rivalizavam com o melhor ornamento do cruzamento de suas ruas. Um pique que no século XX assumiu um significado especial com chuvas intermináveis de foguetes e voadores, até resultar na exibição de fogos de artifício, considerados como os ...
GUIA DO PARTIDO. Sua Prefeitura de Los Realejos. Departamento de Turismo. 2016