BANDA DE MÚSICA NUMANCIA

Villa de Arafo
- Patrimonio Inmaterial. Lengua, Danza y Música -




A história dos grupos musicais de Arafo começa em 10 de janeiro de 1860 com o débito de uma banda de música infantil chamada 'Numancia ', cerca de 15 crianças com idades entre 8 e 16 anos, dirigidas por Lu Otazo Marrero e animar as principais festas locais.

A estréia não demorou a chegar e, em 10 de janeiro de 1860, ele criou uma banda musical chamada 'Numancia ', composta por cerca de 15 membros entre 8 e 16 anos, na plataforma ao lado da igreja paroquial. Assim começou a jornada deste grupo, intervindo posteriormente nos principais festivais da cidade.



Banda de música Numancia

Os altos e baixos políticos também influenciarão suas atividades. Em 1868, quando a monarquia de Isabel II caiu e a Junta Superior da Província foi constituída em Santa Cruz, eles decidiram em Arafo formar sob a liderança da família Batista, uma Junta Local para governar os destinos da cidade. Para comemorar, alguns fãs que compunham a banda saíram tocando nas ruas, dando liberdade ao vivo.

Em 6 de maio de 1871, houve um evento significativo na cidade: a visita do bispo da diocese de Nivariense, Jos Mar a Urquinaona e Bidot, que foi recebida com música e demonstrações muito significativas do povo. que colocou outra ação do 'Numancia '.

Ela foi convidada para os atos de proclamação da Primeira República em 1873, executando hinos liberais, o que lhes rendeu os agradecimentos do então prefeito Domingo Garc por seu bom comportamento. Da mesma forma, sua participação em festividades religiosas, como as de quinta e sexta-feira, corpus e oitava em 1875, era habitual, pelos quais recebiam 160 reais de vell n u037E quinta-feira e sexta-feira e corpus de 1876, recebendo 120 reais de vell e quinta-feira e Sexta-feira Santa de 1877, remunerada com 60 vell n reais e recolhida pelo seu diretor Eladio Hern ndez.


No entanto, o primeiro grande desempenho da 'Nulence ' que registramos ocorreu em 7 de dezembro de 1883, por ocasião da chamada ' Party do cabo ', quando foi comemorada a chegada a Santa Cruz da linha telefônica que sai do Cdiz. Como não havia banda na capital, os municípios de La Laguna, Realejo Bajo, La Orotava, San Juan da Rambla, La Matanza e Arafo enviaram os seus. Dois deles tocaram durante a movimentada cerimônia de ancoragem de manhã e à noite, os quatro restantes animaram uma caminhada pela Praça da Constituição, Castillo Street e La Marina Mall. Ele também participou da visita pastoral feita pelo bispo de Ramon Torrijos e diocese de Gezé Arafo em 2 de maio de 1889.

Em 28 de agosto de 1903, durante as festividades de Arafo, estreou como diretor Belisario Garc a Siliuto, um jovem pertencente a uma importante família local e que emergiu como um eufônio notável.

Durante a etapa de Don Belisario houve uma importante renovação do repertório, uma vez que as características e procissões do pasodóbio marcharam, dançarinos da época como a mazurca, o foxtrot, a habanera, o tango e alguns fragmentos de pera que haviam retornado emigrantes de Cuba. A banda conseguiu uma sala de ensaio decente em uma casa localizada na rua La Libertad (hoje General Franco), de propriedade de seu irmão, Jos Garc a Siliuto, uma pessoa que influenciou bastante a vida do grupo e que foi presidente do grupo. o mesmo.

No início do século XX, já existem inúmeras ações fora da cidade. Destaca-se, acima de tudo, sua participação na recepção do rei Alfonso XIII, quando ele chegou a Santa Cruz, em 26 de março de 1906, e pelo qual a distinção especial 'mereci distinguiu o nome ...


Durante a celebração de uma festa de Santa Cecília, provavelmente em 1910, houve uma série de divergências entre os vários componentes do grupo, o que levou à renúncia de Belisario Garc Siliuto como diretor.

Mas, sem dúvida, o 'Numancia ', sem seu diretor em exercício, estava passando por momentos críticos. Quando as partes da administração se aproximaram e não estavam em posição de agir, o primeiro prefeito Tomas de Mesa decidiu mediar o assunto. Ele solicitou os serviços do Sr. Arnay, que era inspetor de consumos no município de Santa Cruz de Tenerife, solicitando que seu prefeito lhe desse quinze dias de folga para preparar os testes. Arnay veio ao Arafo e a banda pôde tocar nos dias 28 e 29 de agosto. Pouco depois, Belisario Garc a Siliuto se juntou à frente dele novamente.

Em julho de 1916, o grupo é renomeado como 'Nivaria ' quando se considera que a ilha de Tenerife estava melhor representada e, em 1917, eles renovaram sua uniformidade.


-Eduardo Pedro Garc a Rodr guez NOMENCLATURA DOS MENCEIATOS, CANTONES, GUANARTEMATOS E MUNICÍPIOS CANÁRIOS ATUAIS. Capítulo VI V (I). MENCEYATS CHINECH (TENERIFE) .-

-O blog de Octavio Rodr guez Delgado. 'DON ANTONIO CURBELO RODR GUEZ (1929-2014) ' 'DON MARIO MARRERO FARI A (1923-2015) ' ' U201CDON NELSON RODR GUEZ FARI A (1926-2014) ' 'DON TZ S DE 1861 -1924) ' http://blog.octaviordelgado.es/

-VV AA: Patrimônio do centro histórico da cidade de Arafo, projeto final de mestrado em reabilitação do patrimônio construído, CICOP, 2004.


Descripción Documento Descargar Documento
DON ANTONIO CURBELO RODRÍGUEZ (1929-2014)
DON MARIO MARRERO FARIÑA (1923-2015)
DON NELSON RODRÍGUEZ FARIÑA (1926-2014)
DON TOMÁS DE MESA PÉREZ (1861-1924)
Ficha Informativa ICON (Centro de Conservación y Restauración del Patrimonio, Fundación CICOP).

No existe/n Bien/es Relacionado/s