CONVENTO DE SANTO DOMINGO

TEGUISE
- Arquitectura Religiosa. Conventos -




Era a igreja do convento da ordem de Santo Domingo, um recinto fundado no início do século XVIII a partir de uma igreja já construída no século XVII. Toda a propriedade fazia parte de uma doação do capitão Gaspar Carrasco Rodr Guez, vizinho de La Orotava, que havia cedido várias propriedades para esse fim. O documento de autorização do convento é 10 de fevereiro de 1725.

Naquela época, a área conventual se estendia ao longo do lado esquerdo, agora convertida em prefeitura, e agora é possível contemplar alguns vestígios primitivos. Sua igreja, hoje é uma sala de exposições e ainda exibe o retábulo-mor do templo original, dedicado a Nossa Senhora da Graça. Também desfrutamos o retábulo da peça de cantaria e mamposter de Nossa Senhora do Rosário, patrocinada pela Ordem Dominicana. Possui este templo, embora muito deteriorado, o único tumulto com pinturas murais que podem ser vistas em Lanzarote. No fundo, há um ossuário, único do patrimônio eclesiástico da ilha, dentro de um templo.



Convento de Santo Domingo

GUIA DA DETEGUISE DA VILLA. Serviço de Patrimônio Histórico do Cabildo de Lanzarote. 2003

Endereço: A. Sebastian n Hern ndez Gutiérrez e Mar para Antonia Perera Betancort

Redação: Francisca Mar para Perera Betancort, Guacimara Batista Rivero, Mar para Antonia Perera Betancort e A.Sebasti n Hern ndez Guti rrez.

Foto: Jos Farray, V deo Humer, Fundo Fotográfico do Arquivo Histórico de Teguise e Serviço de Patrimônio Histórico do Cabildo de Lanzarote.



Convento de Santo Domingo

Possui dois navios, o principal tem dimensões de 36 metros quadrados por 8 metros de largura e cinco degraus para subir no altar. É separado do lado um pouco menor, por quatro arcos semicirculares, do galope ao vermelho e ao preto.

Na fachada de composição nobre, destacam-se duas portas grandes e uma janela de vidro. Os símbolos da Ordem Dominicana aparecem em vermelho na porta direita. As portas têm meio ponto e são emolduradas com alicates. Ambas as portas são duplas com caixilhos. A fachada da nave lateral é reta e quadrada.

O telhado é de telhado de duas águas nos navios e quatro águas nas capelas. A capela básica de pedra anexada ao lado direito perdeu seus telhados no século XIX.

No interior, vale mencionar o século XVIII.

Em 1956, as autoridades municipais concordaram em realizar uma série de reformas, já destinadas às prefeituras e escolas públicas. O edifício, uma vez concluído, apresentava um telhado plano em forma de telhado. As paredes são feitas de pedra, fachada com uma tampa esculpida com um arco semicircular de tufo vermelho e uma balaustrada de madeira.



Convento de Santo Domingo
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

No existe/n Bien/es Relacionado/s