CASA SPÍNOLA

TEGUISE
- Arquitectura Doméstica. La Casa Urbana -




Era uma antiga propriedade da Ordem Dominicana que foi vendida à família Spola. Aqui residiam alguns membros proeminentes do clã Spola, lembramos nesse sentido o escultor Francisco Spola, os pintores Francisca e Mar Rosa Spola, o escritor Dominga Spola, as irmãs Esperanza e Manuela Spola Ram rez, ou a escritora. Leandro Spola Perdomo, para quem a casa foi fonte de inspiração para muitas de suas inesquecíveis páginas de costumes.


GUIA DA DETEGUISE DA VILLA. Serviço de Patrimônio Histórico do Cabildo de Lanzarote. 2003

Endereço: A. Sebastian n Hern ndez Gutiérrez e Mar para Antonia Perera Betancort

Redação: Francisca Mar para Perera Betancort, Guacimara Batista Rivero, Mar para Antonia Perera Betancort e A.Sebasti n Hern ndez Guti rrez.

Foto: Jos Farray, V deo Humer, Fundo Fotográfico do Arquivo Histórico de Teguise e Serviço de Patrimônio Histórico do Cabildo de Lanzarote.



Casa Spínola

A casa está estruturada em dois níveis, deixando um pátio central como epicentro da composição, no qual também foi instalada uma varanda importante, formando uma galeria. No lado direito, a mansão tem um grande jardim que foi posteriormente convertido em uma área de esportes e recreação, a pedido do conselho local.

Caracteriza-se pelo seu piso duplo em L, com seu pátio interno, um dos mais belos de Teguise. O pátio constitui o núcleo central em torno do qual as unidades do piso térreo e superior são distribuídas. O acesso é feito diretamente pelo corredor. Possui uma cisterna esculpida em pedra e coberta por uma broca de madeira. Como uma casa de dois andares, vigas horizontais são colocadas apoiadas em bases, nas quais é construída uma organização de varandas e escadas.

No térreo, há uma porta e duas janelas; no andar superior, quatro janelas com quartos, os cantos são de pedra, o telhado plano e a pedra em pedra.



Casa Spínola
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

No existe/n Bien/es Relacionado/s