SOBRADO NHÔ ARBI

SÃO FILIPE
- Arquitetura doméstica. Sobrados -




Sobrado: habitações de dois pisos de arquitectura de estilo colonial. Eram construídas aproximadamente a fins do século XVIII e princípios do século XIX. Restos de uma sociedade escravocrata, os sobrados eram as casas da aristocracia rural de São Filipe onde os andares superiores eram reservados a habitação dos proprietários, e os pisos térreos se destinavam a lojas e armazéns.

“Este sobrado foi construído entre 1820-50 por João Carlos de Medina, filho de um feitor-real da Fazenda da Ilha do Fogo.

Foi também residência do bacharel, Álvaro Adolfo Avelino Henriques (Nhô Arbi), nascido em 1849, descendente de Marcelino José Jorge Henriques (Capitão - Mor da Ilha do Fogo em 1787).

A decoração mural no interior do sobrado é atribuída ao Alemão Albert Ernest Koenig que teria também obra análoga no sobrado Maria Chaves. As pinturas parecem datar do último quarto do século XIX”. (BARBOSA e SILVA, 2018).



SOBRADO NHÔ ARBI

Edificação em esquina de dois pisos e planta em forma de “U” com pátio ao que se acede por meio de um pórtico. Fachadas simétricas, a mais larga com três vão alinhados por piso e uma segunda fachada com um único vão por piso.  Conjunto rematado por cornija e platibanda escondendo o telhado. Esquinas remarcadas com falsos silhares. As portas-janelas do piso superior se abrem a varandas individuais com balaústres de madeira.



SOBRADO NHÔ ARBI

ILHA                    Fogo

CONCELHO        São Filipe
LOCALIDADE     São Filipe

ENDEREÇO        Alto São Pedro



SOBRADO NHÔ ARBI

A estrutura é constituída de paredes autoportantes, muros de pedra, cobertura de telhaa quatro águas. Revestimento reboque e carpintarias de madeira.



SOBRADO NHÔ ARBI

-BARBOSA e SILVA. “Inventário do património imóvel do Centro Histórico de São Filipe-Fogo”. Câmara Municipal de São Filipe, 2018.

-IPC - Instituto do Património Cultural de Cabo Verde.

-PDU-Plano de Desenvolvimento Urbano São Filipe. “Informação, Diagnóstico e Cenários”. Ministério das Obras Públicas de Cabo Verde, 1991.

-PIRES SEQUEIRA, A. “O património construído da cidade de São Filipe na ilha do Fogo: subsidios para o seu estudo”.Monografia Licenciatura de História. Instituto Superior de Educação-ISE. Praia, 2006.

Equipe de redação e investigação: Unidade de Arquitetura Fundação CICOP.

Miguel Ángel Fernandez Matran-Director

Gislaine Hasse- Arquiteta

Délcia Lenina Barbosa-Gestor Cultural

Cristiano de Pina Silva- Gestor Cultural

Fotografias:

Gislaine Hasse

Délcia Lenina Barbosa



SOBRADO NHÔ ARBI
Descripción Documento Descargar Documento
Ficha GPC

No existe/n Bien/es Relacionado/s