Sobrado: habitações de dois pisos de arquitectura de estilo colonial. Eram construídas aproximadamente a fins do século XVIII e princípios do século XIX. Restos de uma sociedade escravocrata, os sobrados eram as casas da aristocracia rural de São Filipe onde os andares superiores eram reservados a habitação dos proprietários, e os pisos térreos se destinavam a lojas e armazéns.
O sobrado Nhó Nené de Djoka foi construído nos finais do século XIX, aproximadamente em 1895, por João Monteiro de Macedo (Nené de Djoka) proprietário de barcos e grande comerciante.
“Nené de Djoka” foi proprietário de embarcações, grande comerciante, filho do dono do primeiro automóvel da ilha. Este sobrado teve o primeiro telefone da ilha que a ligava às casas do Cerrado e Monte Barro. No piso superior era residência e escritório e loja no piso térreo. (Rosário. F, comunicação oral).
Em Cabo Verde, existiu sempre o hábito de designar as pessoas por nomes familiares ou Caseiros, que lhes são dados em pequenos. Assim João Monteiro Macedo era conhecido não só na Ilha do Fogo, como mesmo em todo o Arquipélago, por Nené de Djoca. (BARBOSA e SILVA, 2018).
|