4 1 4

PLAZOLETA PEDER LARSEN Y RELOJ DE FLORES (PARQUE GARCÍA SANABRIA)

Santa Cruz de Tenerife
- Espacios Urbanos. Lugares -




A entrada principal do Parque Garc para Sanabria, chamada Plazoleta Peder Larsen, em homenagem ao ilustre c nsul, fica no flanco sudoeste, entre o passeio marítimo Juan Marichal e a rua M ndez N ez. Esta grande praça serve como o início da rota em espiral que circunda e entrelaça o parque ao longo de suas caminhadas.



Plazoleta Peder Larsen y Reloj de Flores (Parque García Sanabria)

Esta praça compreende um amplo espaço aberto com escadas de acesso ao interior do parque, cuja esplanada é o quiosque da cafeteria e o Centro de Interpretação das Esculturas do Parque, inicialmente concebido como um centro de informações turísticas e controle do parque. Parque. Na parte inferior, o Relógio das Flores é mostrado no meio da escada para os lagos projetados por Rumeu de Armas em meados do século. O conhecido Relógio das Flores apresentado pelo parque foi fabricado na Suíça pela casa Favag e doado pelo cônsul dinamarquês Peder Christian Larsen, em 1958, e continua sendo uma parte importante e significativa do parque.

DADOS DO ARQUITETO NICOS

ESPAÇO 1.986,92 m2



Plazoleta Peder Larsen y Reloj de Flores (Parque García Sanabria)

MUNICIPALIDADE Santa Cruz de Tenerife

AREA Historic Center

ENDEREÇO Garc Park em Sanabria



Plazoleta Peder Larsen y Reloj de Flores (Parque García Sanabria)

O design do centro de interpretação, assim como o espaço que compreende a região norte, é um edifício moderno de linhas retas e materiais nobres, como madeira e pedra natural. Para escadas, assim como para o exterior da estrutura do relógio, foi utilizado um revestimento de pedra natural em tons de cinza. Os trilhos da escada são feitos de aço. O mostrador do relógio é adornado por fora com pequenas incrustações de cerâmica em azul cobalto. Além disso, uma pequena cerca de metal foi colocada 24 horas por dia, como no resto das lagoas do parque.



Plazoleta Peder Larsen y Reloj de Flores (Parque García Sanabria)

Durante a reabilitação do parque em 2006, não apenas as áreas de árvores e os espaços verdes foram condicionados, mas novos elementos foram incorporados e um deles é esse grande espaço arquitetônico. Abriga o centro de interpretação das esculturas, bem como um ponto de informações turísticas. No início do século XXI, o mecanismo do relógio será substituído por um mecanismo mais moderno, pois o original estava em mau estado devido aos atos de vandalismo que por muitos anos você sofrerá. O novo mecanismo foi reabilitado em 2016, sendo realocado em 25 de abril deste mesmo para o. Seu reparo foi realizado pelo Relojer a Pagan, localizado na cidade de Vigo (Galiza), porque não foram encontrados profissionais especializados nas ilhas. O mecanismo será completamente desmontado e transferido para as oficinas da empresa em Vigo, para uma análise mais profunda de sua situação de deterioração e possíveis soluções. O objetivo dos reparos é fazer com que o relógio volte ao seu estado original e, após alcançá-lo, seja devolvido ao parque para reinstalação. Uma vez reposicionado o relógio na rotatória, a equipe dará conta do peso excessivo das agulhas, uma vez que foram reforçadas para evitar possíveis atos de vandalismo, mas contraproducentes para o correto funcionamento do mecanismo. Isso produzirá uma nova intervenção para retornar a condição original às agulhas. Além disso, a fiação interna e a proteção elétrica são melhores. Entre os possíveis projetos futuros, surge a possibilidade de que o clock drive seja substituído por um mecanismo digital.



Plazoleta Peder Larsen y Reloj de Flores (Parque García Sanabria)

- PALERM SALAZAR, JM & TABARES DE NAVA Y MAR N, L. (2008). Arquitetura como paisagem: um jardim no Atlântico. Garc Park para Sanabria. Santa Cruz de Tenerife: Ediciones Saquiro, SL

- GONZ LEZ CH VEZ, CM (2003). Os projetos de urbanização do Garc Park em Sanabria, em Santa Cruz de Tenerife. Revista de História das Ilhas Canárias, n 185, 201-210.


Equipe editorial e de pesquisa: Unidade de Arquitetura da Fundação CICOP.
Miguel ngel Fern ndez Matr n.
Jos Luis D lerá Mart nez.
Armiche lvarez P rez.
Sendy Hern ndez lvarez.
Pele de Virginia Ben Mart n.
Beatriz González Reyes.
Rub n Murillo Jim Nez.
Raquel Padr n Monz n.

Foto: Jos M. Bossini Ruiz.



Plazoleta Peder Larsen y Reloj de Flores (Parque García Sanabria)
Descripción Documento Descargar Documento
Emplazamiento
Situación dentro del Parque García Sanabria


4
   Valorar/Comentar
Valoración

4

Comentario Es muy bonito, aunque marca la hora que le da la gana...
Autor

Anónimo


ESPACIOS URBANOS
Plazoleta Peder Larsen y Reloj de Flores (Parque García Sanabria) Parque García Sanabria - Cat:Parques