CASERIO DE LAS PALMAS DE ANAGA

Santa Cruz de Tenerife
- Arquitectura en el medio rural. Haciendas -




As primeiras referências históricas do narrador datam dos primeiros anos do século XVII, quando Gonzalo Fernández de Ocampo adquiriu a propriedade Las Palmas em 1610 da família Armas. A linhagem do Fern ndez Ocampo é estabelecida em Tenerife desde a Conquista e seus membros ocuparam importantes posições públicas no governo da ilha.

Já em 1684 há provas da construção do Eremitério de San Gonzalo de Amarante, anexado à fazenda, por Pedro Fernde ndez de Ocampo. Em 1681, esse proprietário menciona as grandes casas de mayorazgo que possui no vale de Las Palmas e que, com certeza, fazem alusão à propriedade atual, comprovando sua antiguidade.



Caserio de Las Palmas de Anaga

A fazenda mostra uma planta em forma de U, característica de muitas construções semelhantes na ilha, com a pequena ermida localizada em seu ângulo NE, como um corpo isento, e articulada em um único nível de altura.

A fachada principal está orientada para o norte e, no extremo oeste, há uma cobertura emoldurada por assobios e uma porta com duas folhas de madeira já desapareceu. Através do hall de entrada, você acessa o pátio principal, como um elemento articulador da casa, no qual existem dois dragões.

A casa tem 36m de comprimento e 28 de largura e sua altura máxima é de 3,7m.

Do ponto de vista funcional, o edifício é dividido em dois setores claramente diferenciados, com um total de 11 unidades: a área de serviço, a leste, com calçada de barro (exceto no celeiro feito de madeira); e a área doméstica, a oeste, com tetos de certa qualidade, incluindo a cozinha (que preserva dois fornos e a lareira) e onde também estão localizadas as vinícolas. As salas deste setor são conectadas entre si, diferentemente do outro setor, no qual as unidades não têm comunicação interna.

Os pisos do setor nobre alternam a pedra com telhas de barro e apenas a adega é de terra batida. Algumas das janelas que são conservadas são de guilhotina e não correspondem às originais.

Em algumas unidades, os telhados (inclinados de duas e quatro águas) de telha cederam, enquanto outros desapareceram.

As paredes, com 50 cm de espessura, são feitas de pedra, cal e barro. As pedras são apenas bem esculpidas no canto noroeste da fachada, no canto noroeste do eremitério e no arco da porta e sua espada. o tufo vermelho usado nas esquinas e na estrutura de algumas paredes vinha de uma pedreira localizada no vizinho Roque de Aderno. As paredes primitivas estavam cobertas com uma camada de limão ...



Caserio de Las Palmas de Anaga

Ermida de San Gonzalo

O Hermitage de San Gonzalo tem uma cobertura única de meio ponto no galope a, com uma espada de material idêntico e calçada de ladrilhos de barro. Do lado de fora, possui um telhado de quatro águas com ladrilhos curvos, enquanto do outro lado está documentado um interessante teto caixotado, com um aperto esquemático. Suas decorações florais e geométricas são características do barroco.

Edifícios diferentes

Nos arredores da casa principal, existem diferentes edifícios (casas de fazenda) que foram ocupados por mediadores ou trabalhadores agrícolas ligados à fazenda e com características construtivas características da arquitetura tradicional. Especificamente, existem seis conjuntos, alguns sem cobertura, outros mostram um estado aceitável de preservação. Em alguns casos, eles parecem conformados por vários módulos simples, com um telhado de telha de duas e quatro águas.

em direção à parte traseira da fazenda, no canto da ala oeste da fazenda, há uma vinícola relacionada ao boom do cultivo da vinha do século XVII; é uma vinícola anexada e escavada em um afloramento rochoso, como é costume de Aproveite Anaga, ainda preserva o depósito da vinícola com a biquera, a banheira ou o segundo depósito e sua espetacular pedra esculpida de cerca de duas toneladas. Seus elementos de madeira desapareceram quase inteiramente, deixando apenas os suportes frontais da viga (v virgens).

Fornos

Nessa área, há precisamente uma sala com forno e um pouco abaixo, fazendo parte da fachada principal a área da cozinha, com forno e dois furos esculpidos na pedra, terminados em meio ponto, sobre eles há uma grande viga como um lintel, (possivelmente de barbuzano para apoiar o sino retangular da chaminé que faltava).

Toda essa estadia é uma das mais degradadas, já que perdi c ...



Caserio de Las Palmas de Anaga

O Plano Especial de Proteção da casa de Las Palmas de Anaga é elaborado em conformidade com a Lei 16/85, de 25 de julho, relativa ao Regulamento do Patrimônio Histórico Espanhol, em conformidade com seu artigo 20, no qual obriga a redação após a abertura do arquivo da Declaração de Bem de Interesse Cultural com uma categoria de Monumento, iniciada por resolução de 3 de junho de 2010 do Coordenador Geral da área de Cultura, Patrimônio Histórico e Museus do Cabildo de Tenerife.

O objetivo do Plano é a recuperação do Caser e sua proteção, mantendo a tipologia e os valores que o caracterizam, evitando sua deterioração progressiva e corrigindo os problemas estáticos.



Caserio de Las Palmas de Anaga

ESTUDO E CATÁLOGO DO PATRIMÔNIO RURAL DE ANAGA (Departamento de Áreas Naturais e da Costa. Manuel Almenara Rosales)

TRIBJILLO ALFONSO TRIBUTO. Capítulo O Tesouro de Las Palmas de Anaga. Agust n Guimer Ravina.

HISTÓRIA GERAL DA REGIÃO DE ANAGA (Ulises mart n Hern ndez)

ATRAVÉS DE ANAGA (Guia do Patrimônio do Parque Rural de Anaga).

PALOMA ANTAS SORIA. PLANO ESPECIAL DE PROTEÇÃO DO CASERIO DE LAS PALMAS DE ANAGA. Trabalho final do Mestrado Internacional em Reabilitação, Conservação e Restauro do Património Construído. Centro Internacional para Conservação do Patrimônio (CICOP) .2010



Caserio de Las Palmas de Anaga
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

No existe/n Bien/es Relacionado/s