CASA DE LOS GRIFOS

Santa Cruz de Tenerife
- Arquitectura Civil y Doméstica. Anterior al S.XX -




A ausência de fontes documentais sobre a construção dessa moradia característica localizada na Rua Castillo, forçou um estudo hipotético a pesquisadores como Darias Prince, sobre sua construção e autor. Embora no que eles não duvidem, é em seu próprio caráter ético das construções que durante o século XIX ocorreram na capital de Santa Cruz. O mesmo autor assume que seu design corresponde cronologicamente entre u2018classicism e protoeclecticism u2019.

Foi nomeado como Casa de los Grifos, devido ao uso desse recurso decorativo como a coroação das lacunas na fachada principal.

Atualmente, o edifício compreende um grande espaço comercial que abrange cada uma de suas fábricas, tendo sido drasticamente reformado por dentro, incorporando um elevador hidráulico localizado no lado esquerdo.



Casa de los Grifos

Esta casa é apresentada por meio de dois andares que fazem fronteira com a Calle del Castillo e três em direção à Calle La Palma, na parte traseira.

Na fachada principal, quatro aberturas são abertas por andar, na parte inferior em forma de portas (que denota sua função de armazém) e na parte superior, quatro janelas grandes, onde os dois lados têm um peitoril de balaustrada de concreto, e as duas centrais são conectadas por meio de uma varanda esmagadora suportada por alguns mexilhões.

Nesta parte superior, a ornamentação das janelas é realizada mais repetidamente. As aberturas estão sob arcos rebaixados, com decoração no topo. Fazendo uma breve investigação sobre a simbologia representada na parte superior das aberturas, encontramos um caduceu ladeado por duas torneiras. Deste símbolo, podemos interpretar que ele poderia se referir à disposição de um estabelecimento de suprimentos medicinais como boticários antigos, pois no centro de ambas as torneiras o símbolo do caduceu, característica da medicina e da medicina, é muito ciumento. farmácia; mas a interpretação a seguir extrapola-nos para outras culturas, onde é claramente simbolizada à divindade suméria Gizzida ou Ningizzida junto com outra chamada Enki, à qual é atribuída a criação de seres humanos nas crenças da antiga Mesopotâmia.

A coroação, com balaústres ou colunas de cimento entre plintos, adornava estes últimos com óculos cobertos.

Na fachada em direção à rua La Palma há três andares.

O tratamento da parede é baseado em linhas paralelas para marcar um ritmo horizontal, entre elas as aberturas das portas.



Casa de los Grifos

MUNICIPALIDADE Santa Cruz de Tenerife

ÁREA Downtown Distrito de Ifara

ENDEREÇO Calle del Castillo, 25 La Palma, 18.



Casa de los Grifos

Grau de proteção: Parcial.

Ambiente BIC Conjunto histórico Old Santa Cruz.

PGO Santa Cruz de Tenerife.



Casa de los Grifos

- Plano Geral de Gerenciamento de Santa Cruz de Tenerife, Vol. 3 Volume 3.2.1-3, arquivo n. 199

- DARIAS PR NCIPE, A. (2004). u2018Santa Cruz de Tenerife. Cidade, arquitetura e memória histórica 1500-1981 u2019, volume I. Edita a Câmara Municipal de Santa Cruz de Tenerife.

- Portal, blog El Pozo de Esparta, [data da consulta: 10 de janeiro de 2017]: http://elpozodeesparta.blogspot.com.es/2016/03/el-dios-enki_20.html


Equipe editorial e de pesquisa: Unidade de Arquitetura da Fundação CICOP.
Miguel ngel Fern ndez Matr n.
Jos Luis D lerá Mart nez.
Armiche lvarez P rez.
Sendy Hern ndez lvarez.

Foto: Jos M. Bossini Ruiz.



Casa de los Grifos
Descripción Documento Descargar Documento
Emplazamiento
Situación

ESPACIOS URBANOS
Sin Imágen Calle Castillo - Cat:Calles