CASA DE RUIZ ARTEAGA

Santa Cruz de Tenerife
- Arquitectura Civil y Doméstica. Anterior al S.XX -




Embora não existam dados sobre sua construção, a Casa Ruiz Arteaga, como é conhecida essa casa de dois andares localizada perto da Plaza de la Candelaria, é documentação sobre uma reforma a ser feita a Antonio Pintor no século XIX , em 1898. Jos Ruiz Arteaga era conhecido na cidade por ser um importante comerciante e agricultor, cujos negócios prósperos, como o armazém na doca dedicado à exibição e venda de efeitos navais e ao Baiz de Ruiz no térreo, eles o conquistaram para adquirir essa propriedade na movimentada Calle del Castillo. Além de ser conhecido por seus negócios, Ruiz foi a força motriz por trás do uso de ferro na arquitetura do século XIX, já que ele também era o representante da empresa de Sevilha Fundici San Antonio, de propriedade de P rez Hermanos.

Atualmente, a casa abriga lojas nos dois andares e passou por diferentes transformações para adaptar o edifício a diferentes usos.



Casa de Ruiz Arteaga

Esta casa de dois andares que antes era usada como armazém exemplifica o estilo clássico romântico do século XIX e, de acordo com Darias Pripipe, sua tipologia é mais próxima da de um mestre de obras local, pouco ligado aos grandes arquitetos do século como Ora ou Painter.

A fachada é simbólica e é composta por um z calo e dois níveis, separados por uma moldura divisória. Tanto no térreo quanto no andar superior, três aberturas são abertas, alinhadas de acordo com os eixos verticais, nas quais, na cobertura principal em sua parte central, destaca-se um mirante de vidro do início do século XX. As janelas laterais têm uma pequena varanda de lavanderia.

Na coroação do edifício, apreciamos uma grande cornija e, na parte superior, o parapeito liso da planta do telhado.



Casa de Ruiz Arteaga

MUNICIPALIDADE Santa Cruz de Tenerife

ÁREA Distrito Centro-Ifara

ENDEREÇO N Castillo Street, 7



Casa de Ruiz Arteaga

Grau de proteção: Parcial.

BIC Conjunto Histórico Velho Santa Cruz.



Casa de Ruiz Arteaga

- Plano Geral de Gerenciamento de Santa Cruz de Tenerife, Vol. 3 Volume 3.2.1-3, arquivo n. 185

- DARIAS PR NCIPE, A. (2004). u2018Santa Cruz de Tenerife. Cidade, arquitetura e memória histórica 1500-1981 u2019, volume I. Edita a Câmara Municipal de Santa Cruz de Tenerife.


Equipe editorial e de pesquisa: Unidade de Arquitetura da Fundação CICOP.
Miguel ngel Fern ndez Matr n.
Jos Luis D lerá Mart nez.
Armiche lvarez P rez.
Sendy Hern ndez lvarez.

Foto: Jos M. Bossini Ruiz.



Casa de Ruiz Arteaga
Descripción Documento Descargar Documento
Situación
Emplazamiento

ESPACIOS URBANOS
Sin Imágen Calle Castillo - Cat:Calles