CASA SIXTO MACHADO (ANTIGUO CUARTEL GUARDIA CIVIL)

Santa Cruz de Tenerife
- Arquitectura Civil y Doméstica. S.XX y Posterior -




Sixto Machado P rez-Ventoso, natural de Puerto de la Cruz, norte de Tenerife, era um grande empresário e comerciante em Tenerife. Não tendo atingido a maioridade, fixou sua residência em Londres para estabelecer sua empresa de recepção, distribuição e exportação de frutas e produtos agrícolas, Sixto Machado & Company, nas proximidades da importante área comercial de Covent Garden . Depois de muitos anos morando na cidade inglesa, em 1914, eles decidiram voltar para a ilha com seus cinco filhos e sua esposa devido a problemas de saúde do próprio Machado se instalando na agora capital Santa Cruz, em uma mansão. para construir em algumas terras do atual Tio Pino perto do Barranco del Hierro.

Esta mansão de quatro alturas foi idealizada pelo arquiteto de Valladolid, Mariano Estanga, aderindo aos cânones estéticos da época, como o ecletismo e o historicismo, que sabiam combinar engenhosamente com certas reminiscências modernistas. O bom funcionamento da habitação não era apenas do tipo de moradia, mas também certos aspectos das casas rurais das vilas rurais tinham que ser incorporados sem perder a idiossincrasia de um hotel rural que fascinava tanto a sociedade burguesa de Santa Cruz.

Além disso, sua situação não foi coincidência, pois o próprio Sixto Machado estaria ciente de sua localização nas proximidades do Barranco del Hierro, bem como da estrada que ligava Santa Cruz à cidade de La Laguna.
Após um período próspero da família Machado como habitantes deste pequeno palácio, em meados do século XX, o edifício passará a fazer parte das funções de quartel em expedição estatais da Guarda Civil. Nesse sentido, sofreu importantes transformações em sua estrutura interna.

Após anos de abandono e estado de ruína, em 2011 a Câmara Municipal de Santa Cruz inaugurou a propriedade recentemente restaurada e reconvertida ...



Casa Sixto Machado (Antiguo Cuartel Guardia Civil)

A estrutura da casa é formada por duas trincas retangulares, unidas por dois eixos oblíquos, criando um ângulo obtuso, articulado em sua parte central por uma torre com ameias.

O acesso principal está localizado na parte norte, por meio de uma escada de mármore de quatro lados que possui uma balaustrada de concreto ao longo de todo o seu comprimento.

Cada uma das fachadas possui uma varanda, onde se destaca a fachada oeste: uma varanda fechada com um telhado de telha cerâmica plana, guirlandas nas soleiras externas e caixas de vidro e, também, uma varanda fechada em Em forma de L (quadrado), localizado no terceiro andar, lembrando as varandas das Canárias das propriedades rurais, apoiadas em chaves e mexilhões.

As aberturas das fachadas são desenvolvidas em diferentes estilos, onde podemos encontrar formação ogival e reta ou mesmo com arcos rebaixados. Em muitos casos, essas aberturas ainda estão fechadas com grandes vitrais coloridos em tons de verde, azul e amarelo.



Casa Sixto Machado (Antiguo Cuartel Guardia Civil)

MUNICIPALIDADE Santa Cruz de Tenerife

ZONA Distrito Ofra-Costa Sur

Camino del Hierro ENDEREÇO - Av. Sim n Bolivar



Casa Sixto Machado (Antiguo Cuartel Guardia Civil)

A reabilitação de 2011

Após anos de abandono e, mesmo tendo sido um refúgio para os sem-teto e sofrido infinitos atos de vandalismo, a Câmara Municipal empreendeu a restauração da propriedade para convertê-la em um centro sociocultural e na Escola Municipal de Música da cidade.

O edifício apresentava não apenas problemas estáticos, mas também uma séria ameaça devido ao seu perigo iminente de colapso.

Os arquitetos responsáveis pela reabilitação consideraram impossível a importância da conservação e recuperação dos elementos das fachadas que caracterizavam a propriedade, já que no interior e após as diferentes modificações nos anos 30 e 40, .

Além disso, sob um profundo respeito estético da mesma, a anexação de um volume de concreto que abriga o novo auditório da escola, combinada virtualmente sem prejudicar o resto do edifício.

A reforma do interior significou uma mudança de espaço para adaptá-los ao novo uso do edifício.

Segundo alguns críticos, a nova visão do edifício lembra brevemente o pictoricismo inglês, uma vez recuperados esses elementos característicos da fachada.



Casa Sixto Machado (Antiguo Cuartel Guardia Civil)

Grau de proteção: Integral.

Arquivo para declaração da BIC iniciada pela Resolução de 5-2-2001.

PGO Santa Cruz de Tenerife.



Casa Sixto Machado (Antiguo Cuartel Guardia Civil)

- Plano Geral de Gerenciamento de Santa Cruz de Tenerife, Vol. 3 Volume 3.2.1-3, arquivo n. 720

- BRITO, O. (1980). História do movimento operário das Canárias. Editorial Popular, Madri.

- FRUTOS, D. (consulta na Web) u2018A reabilitação da Casa Sixto Machado u2019, [data da consulta: 12 de janeiro de 2017] Veja em: http://davidfrutos.com/rehabilitacion-de-la-casa- de-sixto-machado /

Equipe editorial e de pesquisa: Unidade de Arquitetura da Fundação CICOP.
Miguel ngel Fern ndez Matr n.
Jos Luis D lerá Mart nez.
Armiche lvarez P rez.
Sendy Hern ndez lvarez.

Foto: Jos M. Bossini Ruiz.



Casa Sixto Machado (Antiguo Cuartel Guardia Civil)
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

No existe/n Bien/es Relacionado/s