Projeto escrito em 1896 por Antonio Pintor e Ocete como residências e instalações comerciais. As obras foram concluídas no início de 1898. Era um edifício relativamente novo para o que era então feito na cidade, com inúmeros comentários e políticas. A casa de Sger faz parte dos edifícios ecológicos mais interessantes de Santa Cruz. Na fachada que dá à rua do castelo quatro pilastras permitem dividir a frente em três ruas, deixando a usina como a mais estreita, mas a de maior riqueza. Pelo contrário, a fachada do Teobaldo Power reduz sua ornamentação, embora a distribuição dos furos e suas formas seja muito mais interessante. Para a união das duas fachadas, no mesmo canto, Painter usou uma solução amplamente usada por ele em suas construções, que consistia em suavizar o encontro das paredes, arredondando as formas delimitadas por paus. O prédio de dois andares tem como separação uma moldura diferenciada entre os dois, que serve como base falsa, enquanto a capital é construída por uma seção de cornija que quebra para mantê-lo. Hoje pertence ao parlamento das Ilhas Canárias. Tanto o interior do edifício quanto o exterior, onde foi adicionada uma carroceria com características radicalmente opostas ao estilo de construção, sofreram grandes transformações.
Ver DARIAS PR NCIPE, Alberto.: Arquitetura e arquitetos nas Ilhas Canárias Ocidentais, 1874-1931, Santa Cruz de Tenerife, 1985, pp. 208-209
- DARIAS PR NCIPE, Alberto.: Arquitetura e arquitetos nas Ilhas Canárias Ocidentais, 1874-1931, Santa Cruz de Tenerife, 1985, pp. 208-209.
- Arquivo do logotipo do gato do patrimônio arquitetônico e urbano do PGO Santa Cruz de Tenerife, 2013. Vol.3. Volume 3.2.1.
Equipe editorial e de pesquisa: Unidade de Arquitetura da Fundação CICOP.
Miguel ngel Fern ndez Matr n.
Jos Luis D lerá Mart nez ..
Sendy Hern ndez lvarez.
Foto: Jos M. Bossini Ruiz.
Edifício de dois andares, integrado a um novo prédio (Parlamento das Ilhas Canárias). A propriedade original é catalogada. Na rua Castillo, a fachada é simbólica e é dividida em três setores. Pa ou central com abertura de acesso emoldurada entre duas pilastras de altura dupla, no portal do térreo com arco semicircular, porta de duas folhas com parte superior semicircular fixa de vidro e na janela da parte superior com arco semicircular que dá varanda central individual com corrimão de ferro forjado. O setor lateral possui uma moldura decorativa em ferro forjado, onde são inseridos dois portais com arco semicircular e, no piso superior, duas aberturas semelhantes à central dão a varanda comum. O outro lado é simétrico. Leilão com cornija reta. A faixa horizontal é deixada livre e, em seguida, o plano da fachada da nova intervenção começa. A fachada do Teobaldo Power também é simétrica, com uma central igual à da Calle del Castillo (repete a varanda central individual no andar superior) e laterais com três janelas baixas de nova intervenção e três janelas superiores com trilhos de ferro para enfrentando. Elementos de interesse: Marcenaria. Trilhos de ferro forjado em varandas e soleiras.
Grau de proteção: Parcial
Logo de proteção n. PGO Santa Cruz de Tenerife. Aprovação final parcial de 2014. Ambiente do monumento da BIC 13