CASA GABARDA

Santa Cruz de Tenerife
- Arquitectura Civil y Doméstica. Anterior al S.XX -




Esta casa está localizada no emblemático Barrio de Los Hoteles de Santa Cruz de Tenerife e é popularmente conhecida como Casa Gabarda.

Embora não existam dados rigorosos sobre sua construção e autor, alguns pesquisadores dataram a propriedade por volta de 1896 e 1900, e isso é atribuído a um autor duplo dos arquitetos Antonio Pintor e Federico Sol y Escabia. Diz-se que sua promoção é da Sociedade de Edifícios e reformas urbanas, devido à sua localização e data, pois, naquela época, uma das extensões da cidade estava ocorrendo em direção às periferias próximas ao Bairro de El Toscal.



Casa Gabarda

O edifício é descoberto como um palácio pequeno ou de dois andares, com piso trapezoidal cuja coroação se destaca na frente com decoração floral, localizada como um chanfro entre as ruas Jes s Mar e a Rambla de Santa Cruz. A forma irregular da construção sugere que, no momento da construção, os layouts de estradas não haviam sido estabelecidos e, posteriormente, sofreram uma série de transformações. As fachadas são simbólicas com aberturas retangulares em arranjo vertical, dispostas em duas, com alfiz colorido.

Na face da fachada chanfrada, destacam-se os peitoris e a varanda fechada das janelas do primeiro andar. Na torre n, em cada uma das faces, um ajimez aparece com arcos semicirculares em uma saliência que circunda o perímetro da torre n. Como coroação das fachadas cuja altura só avança para o primeiro andar, uma balaustrada cega e três frontões de tamanho menor que o localizado na torre n.

O carpinteiro é feito de madeira, tanto nas janelas quanto nas persianas.
Destacam-se os esfoliantes poligonais dos frisos na parte superior das aberturas do primeiro andar, além de sua coloração, atribuída ao mestre de obras catalão Sol. A rica decoração que pode ser vista na torre também é conferida a esse arquiteto.

A parede do fechamento externo é de mamposter e há uma balaustrada de ciúmes, cuja cabeça são arcos de ferro, onde a vegetação do pátio está emaranhada.



Casa Gabarda

MUNICIPALIDADE Santa Cruz de Tenerife

ÁREA Downtown Distrito de Ifara

ENDEREÇO Rambla de S / C, 102; Jes e Mar Street a.



Casa Gabarda

Atualmente, a casa está em estado de abandono, pelo que é possível que no interior existam várias condições que ocorrem nas paredes e nos carpinteiros. Há um número de lascas no revestimento da fachada que podem ser vistas da rua, bem como na porta de entrada metálica completamente enferrujada.



Casa Gabarda

Grau de proteção: Parcial.

O BIC 06 e o BIC Monument situam o bairro histórico dos hotéis-Pino de Oro. PGO Santa Cruz de Tenerife.



Casa Gabarda

- Plano Geral de Gerenciamento de Santa Cruz de Tenerife, Vol. 3 Volume 3.2.1-3, arquivo n. 497

- DARIAS PR NCIPE, A. (2004). u2018Santa Cruz de Tenerife. Cidade, arquitetura e memória histórica 1500-1981 u2019, volume I. Edita a Câmara Municipal de Santa Cruz de Tenerife.


Equipe editorial e de pesquisa: Unidade de Arquitetura da Fundação CICOP.
Miguel ngel Fern ndez Matr n.
Jos Luis D lerá Mart nez.
Armiche lvarez P rez.
Sendy Hern ndez lvarez.

Foto: Jos M. Bossini Ruiz.



Casa Gabarda
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien