CASA ELDER

Santa Cruz de Tenerife
- Arquitectura Civil y Doméstica. S.XX y Posterior -




A empresa Elder Dempster e CA, foi fundada em Liverpool em 1890, dedicando sua atividade ao comércio e negócios marítimos entre a Inglaterra e as colônias do reino inglês da África ocidental. Santa Cruz de Tenerife se tornou, junto com o porto de Las Palmas, os dois importantes marcos estratégicos em sua rota para as colônias, portanto, não era de surpreender que eles tivessem filiais nesses dois principais portos das Ilhas Canárias. .

Este grande edifício de estilo modernista e obra do arquiteto Antonio Pintor, vê a luz em 1903, abrindo suas portas para estabelecimentos comerciais e escritórios da mesma empresa. Embora, a princípio, sua localização, bem, a intenção da empresa fosse comprar as terras do antigo castelo de San Cristóbal, finalmente as negociações não foram concretizadas. O local final colocará a filial de Elder na Rua Robayna, em terrenos comprados em Santiago de la Rosa.

Antonio Pintor será o art art deste trabalho, que ele sentiu desde a predileção inicial pela realização da referida tarefa. O diretor no local era Jos Ruiz, que, juntamente com seu irmão Tom s Ruiz, executava o trabalho de galope, bem como o tamanho das luxuosas portas modernistas projetadas por Pintor.



Casa Elder

É um grande edifício cuja fachada principal em direção à Rua Robayna tem um total de quatro andares. As varandas abertas e o layout do galope contribuem para dar ao edifício um sentido horizontal marcado. O pessoal da Castillo Street é resolvido incorrendo a frente para o exterior. O resultado é um espaço mais amplo para decorar, uma vez que foram os vams comerciais. No entanto, a propriedade carece de ornamentação para as ruas San Clemente e San Lucas. Nas fachadas do edifício, o galope e os elementos de ferro são combinados, especialmente nas diferentes varandas que povoam o edifício. O edifício tem a linguagem do modernismo, como o golpe de ligo nas varandas das varandas da fachada principal, bem como em um repertório floral que percorre todo o edifício.

As portas da construção, cujos traços e tamanhos adotam um dos primeiros desenhos da ilha do modernismo, são significativas devido ao seu esplendor decorativo. O piso deste edifício desenha um retângulo com um de seus vértices chanfrados. O Painter oferece uma solução diferente para cada frente, de acordo com o ângulo de visão. No de Robayna, o mais importante, com um amplo campo visual, concentra a decoração mais rica, como os diferentes atributos marinhos que coloca na coroação; mesmo assim, na realização suprimi algumas. No joio estreito com vista para a Calle del Castillo, ele recorre à solução borrominesca de incorrer na frente com um resultado ficcionalmente mais amplo. Quanto às frentes de San Clemente e San Lucas, o arquiteto retira a fábrica de grande parte de sua decoração, considerando-a desnecessária devido à estreiteza das duas formas.

Edifício que possui três fachadas retas. Em direção à curva singular da fachada de esquina da Calle del Castillo. Composição da fachada horizontal, diferenciando os diferentes níveis, particularmente ...



Casa Elder

MUNICIPALIDADE Santa Cruz de Tenerife

ÁREA Distrito Centro-Ifara

ENDEREÇO Calle del Castillo, 65



Casa Elder

Suspenso

Grau de proteção: Integral.

PGO Santa Cruz de Tenerife.



Casa Elder

- Plano Geral de Gerenciamento de Santa Cruz de Tenerife, Vol. 3 Volume 3.2.1-3 arquivo n. 136

- DARIAS PR NCIPE, A. (2004). u2018Santa Cruz de Tenerife. Cidade, arquitetura e memória histórica 1500-1981 u2019, volume I. Edita a Câmara Municipal de Santa Cruz de Tenerife.

- HERN NDEZ GUTI RREZ, AS; GONZ LEZ CH VES, CM (2008). u2018 Arquitetura para a cidade burguesa. Ilhas Canárias Século XIX u2019, volume IV. Vice-Ministro da Cultura e Esportes, Santa Cruz de Tenerife - Las Palmas de Gran Canaria.

- GALLARDO PE A, M. (1992). Classicismo romântico em Santa Cruz de Tenerife. Salão de Cultura do Cabildo de Tenerife.

- TARQUIS RGUEZ., P. (1973). u2018 Touradas ricas históricas de Santa Cruz de Tenerife. XV a XIX u2019, segunda série. Ed. Imprenta Afra, Santa Cruz de Tenerife. Tenerife

Equipe editorial e de pesquisa: Unidade de Arquitetura da Fundação CICOP.
Miguel ngel Fern ndez Matr n.
Jos Luis D lerá Mart nez.
Armiche lvarez P rez.
Sendy Hern ndez lvarez.

Foto: Jos M. Bossini Ruiz.



Casa Elder
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

ESPACIOS URBANOS
Sin Imágen Calle Castillo - Cat:Calles
Sin Imágen Calle Castillo - Cat:Calles