CAPITANIA GENERAL DE CANARIAS

Santa Cruz de Tenerife
- Arquitectura Civil y Doméstica. Anterior al S.XX -




O edifício Capitan ocupa o local do antigo Hospital Militar construído entre 1776 e 1778. Este hospital foi demolido em 1879, exceto pela sala de San Pedro que aproveitou o novo palácio, embora em 1885 tenha desmoronado devido a um temporário

Para a construção do novo edifício, o general Weyler revisa os projetos de 1852, solicitando a Mart nez de Campos, Presidente do Conselho e Ministro da Guerra, permissão para demolir o Hospital e construir em seu lugar o Palácio do Capitólio e a esplanada. militar

O projeto final foi preparado por Tom Clavijo y Castillo em 1878, baseado no realizado pelo coronel Luis Mu oz em 1852. Foi aprovado pela Ordem Real de 30 de dezembro de 1878 e enviado a Madri em 4 de fevereiro de 1879. O trabalho começou naquele ano, os oficiais do Comando de Obras de Engenheiros liderados por Clavijo Castillo e o professor sênior Domingo Sicillia Gonz lez.

(Ver FRANCISCO JOSE GALANTE GOMEZ: Arquitetura das Canárias, da segunda metade do século XVIII até o final do século XIC). Edit.Edirca, Las Palmas de Gran Canaria 1989.)



Capitania General de Canarias

A impressionante fachada oficial é composta por dois andares, destacando a seção central com estofamento baixo e cobertura tripla entre pilastras que repousam sobre uma base escalonada. O corpo principal é composto por grandes janelas, cobertas com frontões, enfeitadas em uma varanda com trilhos de ferro. Os pavilhões laterais têm aberturas baixas com macacões e altas com frontões triangulares. Toda a estrutura é finalizada com uma balaustrada que é interrompida na faixa central pela inclusão de uma frente na qual o escudo do Reino está preso, acompanhada de troféus militares.

O caráter falante da fachada foi completado com o desenvolvimento no Salão de Assembléias do edifício, localizado no corpo nobre, de um programa iconográfico típico do caráter oficial das instituições oficiais; as pinturas no teto, feitas por Gumersindo Robayna, representam os símbolos de escudo de cada uma das ilhas do lago Archipi, geminadas pelas de Castela e Leão, ladeadas por alegores da lei e da justiça.



Capitania General de Canarias

MUNICIPALIDADE Santa Cruz de Tenerife

ÁREA Downtown Distrito de Ifara

ENDEREÇO N Plaza Weyler, s / n, 38003 Santa Cruz de Tenerife


PGO de Santa Cruz de Tenerife.


- GALANTE GOMEZ, FJ (1989) 'Arquitetura das Canárias da segunda metade do século XVIII até o final do século XIC', Edit.Edirca, Las Palmas de Gran Canaria.

- DEGOUR, D. (1908) 'Notas para a história de Santa Cruz de Tenerife, desde a sua fundação até os nossos dias', Santa Cruz de Tenerife.

- POGGI Y BORSOTTO, FM (1881) 'Gu uma historia descritiva de Santa Cruz de Tenerife', Santa Cruz de Tenerife.

- D AZ P REZ, AM (1982). 'La Capitan a General de Canarias', no IV Colóquio de História Canário-Americana (1980), Las Palmas de Gran Canaria.

- PERDOMO ALFONSO, M. (1962). 'Hospital Militar Real', Diario La Tarde , 25 de julho de 1962.

Equipe editorial e de pesquisa: Unidade de Arquitetura da Fundação CICOP.
Miguel ngel Fern ndez Matr n.
Jos Luis D lerá Mart nez.
Armiche lvarez P rez.
Sendy Hern ndez lvarez.

Foto: Jos M. Bossini Ruiz.


Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

No existe/n Bien/es Relacionado/s