BARRIO DE LOS HOTELES. PINO DE ORO

Santa Cruz de Tenerife Santa Cruz de Tenerife
- Espacios Urbanos. General -




O Barrio de los Hoteles é um grupo de casas com grande beleza arquitetônica, localizado no centro da capital de Santa Cruz de Tenerife. O bairro surgiu durante a expansão da cidade no final do século XIX, especificamente em 1889, sob o caminho de M. de C Mara, concebido como um complexo residencial para os ricos proprietários de plantações de banana e os novos burgueses empresariais e, finalmente, área residencial para a classe política santacrucera. Isso, por sua vez, se destaca por sua grande arquitetura eclética e historicista do final do século XIX, que lhe confere grande valor e a torna listada como um local de interesse cultural na categoria de conjunto histórico chamado Barrio de Los Hotéis-Golden Pine.

Entre os autores mais representativos dessa arquitetura encontrados no Bairro de Los Hoteles estão: Mariano Estaga, Manuel de C Mara, Antonio Pintor Ocete, Domingo Pisaca, Jos Blasco, Enrique Rumeu de Armas, entre outros; que faziam parte da Sociedade de Edifícios e Reformas Urbanas (SERU).



Barrio de los Hoteles. Pino de Oro

Está localizado entre a rua M ndez N ez e a Rambla de Santa Cruz e nas laterais as ruas Robayna e Numancia (na fronteira com o Parque Garc e Sanabria). E no centro desse bairro, encontramos a Avenida 25 de Julio e sua respectiva praça chamada pelo mesmo nome, mas também conhecida como Plaza de los Patos, que foi pavimentada entre 1927-8, segundo as notícias encontradas no jornal La Prensa de 1927.

Podemos encontrar neste bairro entidades importantes, como centros educacionais: o Colégio Hispânico Espanhol, Universidade da Terceira Idade, entre outros. Além disso, a Subdelegação do Governo, o prédio da Prefeitura de Santa Cruz de Tenerife, a sede da Polícia Nacional de Santa Cruz, o Banco da Espanha, a Delegação de Defesa nas Ilhas Canárias, estão localizados neste bairro. entre outros.



Barrio de los Hoteles. Pino de Oro

MUNICIPALIDADE Santa Cruz de Tenerife

ÁREA Downtown Distrito de Ifara

ENDEREÇO N Bairro dos hotéis u2013Pino de Oro



Barrio de los Hoteles. Pino de Oro


O Barrio de los Hoteles, devido à sua declaração como BIC e ao fazer parte do catálogo de proteção, mantém um estado ideal de preservação. No entanto, existem casos específicos, como o Plaza Twenty-5th de julho, que apresenta sérias deteriorações e danos, como em suas margens, pisos de xadrez e fonte. A Igreja de San Jorge, a antiga Farmácia do Castelo e outros edifícios importantes têm um bom estado.


Declaração: Decreto 67. 02/02/2007

Categoria: Conjunto histórico Abertura: Resolução 05/04/2005

PGOU Santa Cruz de Tenerife, catálogo de proteção.

Essa área é desenvolvida por um Plano de Proteção Especial (PEP), que deve manter as características que particularizam a área, já alada; Portanto, qualquer nova intervenção terá a tarefa de preservá-la, consolidá-la e / ou restaurá-la e, se houver um substituto do edifício, ele deverá ser adaptado aos edifícios e características contíguas do ambiente. Esta área inclui edifícios sujeitos a regulamentos de proteção individual com seus registros correspondentes.



Barrio de los Hoteles. Pino de Oro

- Plano Geral de Gerenciamento de Santa Cruz de Tenerife, Vol. 3 Volume 3.2.1-3.

- GALLARDO PE A, M. (1992). Classicismo romântico em Santa Cruz de Tenerife. Salão de Cultura do Cabildo de Tenerife.

- WIKIPEDIA. Os hotéis (Santa Cruz de Tenerife). [Online]. [Data da consulta: 14 de abril de 2016]. Disponível em: en.wikipedia.org/wiki/ The_Hotels_ (Santa_Cruz_de_Tenerife)

- CAPITAL DO SÉCULO 21. A vizinhança dos hotéis. A área era orial na cidade. [Online]. Novembro de 2014. [Data da consulta: 13 de abril de 2016]. Disponível em: http://capital.century21.es/conoce-la-isla/el-barrio-de-los-hoteles-zona-se-orial-en-plena-ciudad/

- GOVERNO DAS ILHAS CANÁRIAS. Bairro dos Hotéis-Pino de Oro. Patrimônio Cultural: Bens de Interesse Cultural. [Online]. [Data da consulta: 13 de abril de 2016]. Disponível em: http://www.gobiernodecanarias.org/cultura/patrimoniocultural/bics/index.html?bic=true&cod=1118

- GOVERNO DAS ILHAS CANÁRIAS. 5428 - DECRETO 111/2014, de 28 de novembro, que modifica a delimitação do Imóvel de Interesse Cultural, com a categoria Conjunto Histórico, Bairro dos Hotéis Pino de Oro, no município de Santa Cruz de Tenerife, ilha de Tenerife. Boletim Oficial das Ilhas Canárias. [Online]. [Data da consulta: 13 de abril de 2016]. Disponível em: http://www.gobcan.es/boc/archivo/2014/240/pda/002.html

Equipe editorial e de pesquisa: Unidade de Arquitetura da Fundação CICOP.
Miguel ngel Fern ndez Matr n.
Jos Luis D lerá Mart nez.
Armiche lvarez P rez.
Sendy Hern ndez lvarez.

Foto: Jos M. Bossini Ruiz



Barrio de los Hoteles. Pino de Oro
Descripción Documento Descargar Documento
Situación
Emplazamiento
Barrio de los Hoteles – Pino de Oro BOC
Ensanche de la ciudad. Diario de Tenerife 1904