CASA DE LOS JESUITAS (REAL SOCIEDAD ECONÓMICA DE AMIGOS DEL PAÍS DE TENERIFE)

San Cristóbal de La Laguna
- Arquitectura Civil y Doméstica. Anterior al S.XX -




A chamada Casa de Los Jesuitas, atual sede da Real Sociedade Econômica dos Amigos do País de Tenerife, foi construída pela Companhia de Jesus em 1733 pelo padre G. mez, que depois de superar uma grande série de vicissitudes, Ele conseguiu iniciar o trabalho, culminando em 1737. Os jesuítas se mudaram, desde que as obras das câmaras e do oratório haviam sido concluídas, habitando o edifício até 1767, data em que foram expulsos das ilhas por Carlos III.

Em 1792, ele começou a hospedar usos de ensino e, em 1817, a recém-criada Universidade de San Fernando foi instalada, combinando usos até a transferência da universidade, em meados do século XX, para a construção do Campus Central.



ESCRIBANO GARRIDO, J. Os jesuítas e as Ilhas Canárias.

ROMA PALAZUELOS.E : Estatutos do RSEAPT.

CIORANESU.A : Gu a Hist Rico e Monumental de La Laguna.

ALEM N DE ARMAS.A : Guia de La Laguna.

MART N RODR GUEZ.FERNANDO GABRIEL : Arquitetura das Ilhas Canárias

FONTES

Arquivo Histórico de La Laguna

Biblioteca da Sociedade Econômica Real de Amigos do País.

Arquivo da Universidade de La Laguna.

Biblioteca Canrias. Biblioteca Central do Campus Guajara da ULL.



A planta é configurada em forma de L em torno de um pátio interno e ao longo das ruas de San Agust e Tabares de Cala, com uma cobertura que apresenta um escudo central e guarnições de bola, muito semelhantes à casa jesuíta de as palmas. Na parte inferior do edifício, há uma importante biblioteca formada por uma coleção dos arquivos de Marqu Alonso Nava e Grim n, do século XVII, e uma coleção de manuscritos e documentos das Canárias, do historiador Jos Rodr guez Moure.

A parte mais valiosa da construção está na fachada, a escada de madeira que ligava o térreo à alta e a cobertura do galope que dava acesso ao oratório.

Descrição da fachada

A cobertura do edifício, que ainda é preservada, é de galope para azul e é coberta com uma frente curva e dividida: Jambas e Lintel são destacadas nas bordas internas com a moldagem composta. Na parede frontal, uma moldura em arco, partindo da cornija, corre paralela às bordas curvas da frente e a altura do intervalo termina, abrindo-se em uma pluma triangular encimada por uma bola em um pequeno pedestal.

No espaço avenerado há um escudo no centro contado pela concha. Abaixo do escudo e nas laterais, plante ornamentos. As extremidades da frente n são decoradas com bolas em um pedestal na vertical com os batentes. A porta de entrada é um rolamento de duas folhas, que emoldura outros dois menores.

O pátio interno foi completamente modificado, embora na parte inferior exista um arco que dava entrada ao antigo oratório.

Nas janelas, podemos encontrar assentos curvos ao nível do solo



Em 1792, um decreto real de Carlos IV, datado de 11 de março, ordena a criação, na então capital da ilha de Tenerife, da primeira Universidade Literária do Arquipélago do Lago das Canárias. No entanto, a agitada situação política ocorrida desde 1793 impediu seu estabelecimento efetivo. Depois que a dinastia Bourbon foi restaurada, Fernando VII assume a antiga aspiração das Canárias de ter um centro superior nas ilhas e, tentando resolver as rivalidades entre as ilhas sobre sua localização, em 1816 dita um novo decreto real pelo qual se decide estabelecer na cidade de San Cristóbal de La Laguna uma universidade com os mesmos privilégios, isenções e prerrogativas de que o restante desses reinos desfruta, e que a referida universidade seja chamada e chamada Universidade de San Fernando. Para isso, a sede da Companhia de Jesus de La Laguna tornou-se a primeira sede da Universidade Literária de San Fernando, que abriu suas portas como instituição acadêmica em 12 de janeiro de 1817.

Mas logo o prédio acabou sendo insuficiente para o aumento progressivo de estudantes; assim, em dezembro de 1821, começa a transferência parcial da Universidade para o Convento de San Agust, onde os estudantes moram com a comunidade religiosa, até finalmente em 1837. , todo o convento é destinado à atividade universitária, após o confisco de Mendiz bal, o que significou a exclaustração forçada dos religiosos da Ordem.

Dessa forma, a Jesuit College House pretende abrigar o salão do setor, o salão dos claustros e eventos públicos, a biblioteca, os estudos de Latinidad e a escola de primeiras letras dependentes da Câmara Municipal de La Laguna. A Sociedade Patriótica e a Sociedade Econômica Real de Amigos do País de Tenerife também têm uma sala de reuniões neste edifício. Mas as múltiplas deficiências que a Universidade sofre, principalmente devido aos cuidados ...



Casa de los Jesuitas (Real Sociedad Económica de Amigos del País de Tenerife)
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

ESPACIOS URBANOS
Casa de los Jesuitas (Real Sociedad Económica de Amigos del País de Tenerife) Calle San Agustin - Cat:Calles