CASA DE LOS CARTA (VALLEGUERRA)

San Cristóbal de La Laguna
- Arquitectura en el Medio Rural. Haciendas -




A Casa de los Carta é uma grande casa de campo pertencente aos proprietários de terras Guerra (nome pelo qual o vale é conhecido) que foi comprada em 180 reais pelo capitão Mat como Rodr guez Carta em 14 de fevereiro de 1726. Lope Fern ndez de la Guerra. A casa foi completamente remodelada, conforme indicado em seu testamento de 1742: plantamos e reconstruímos às nossas custas por estarmos perdidos, arruinados e atrasados, e também fizemos os trabalhos de casas, cisternas, adegas e adegas , e tudo o mais é encontrado no que gastamos muitos ' reais. Alguns anos depois, em 1747, a reforma do filho do capitão, Mat como Bernardo, continuou com os professores albailianos Jacinto Hernández Perera e Juan Pérez Izquierdo e os carpinteiros Francisco Meli Olivera e Antonio Pezz Chacn, recebendo um total de 12248 reais. Após diferentes extensões concedidas ao longo dos anos, em 1976 foi finalmente adquirida pelo Cabildo de Tenerife, iniciando trabalhos de restauração e condicionamento para transformar essa fazenda no atual museu etnográfico de Tenerife desde 1987, com exposições relacionadas ao a cultura popular e a ilha do folclore foram declaradas de interesse cultural três anos antes.

Falar de Dom Rodr Guez Carta (1675-1743) é falar de comércio regular no século XVIII entre o arquipélago e as Américas e, graças a esse negócio, consegui acumular grande fortuna. Natural de La Palma e casado com uma tinerfe, Do a Concepción Dom nguez, Rodr guez Carta era patrono de grandes obras de natureza religiosa, como a pantera familiar conhecida na igreja de La Concepcion, em Santa Cruz de Tenerife, Além de possuir propriedades diferentes na capital recentemente nomeada, como a casa da Plaza de Candelaria (Plaza de la Pila) e a casa da Plaza de la Iglesi ...


PAREDE ARMAZENADA . Muro que atravessa toda a fazenda, próximo a ela e fornecendo mais empacotamento para a fachada. O acesso principal é marcado com uma ameia dupla e uma cruz, feita de pedra de galope e caiada de branco. De acordo com estudantes como Mar Mar Isabel Isabelro Segura e Alvaro Santana Acu a, uma das poucas paredes com ameias que ainda estão de pé no distrito da lagoa é acompanhada por sua importância ainda mais notável. Ao redor de toda a parede com ameias, os bancos favorecem a descida dos cavaleiros de suas montarias. Atrás da porta principal, há um espaço paisagístico que serve como interlúdio antes de cruzar o ponto médio do arco, também em pedra de galope, neste momento de precioso tufo vermelho.

O PÁTIO . Com uma planta quadrangular e pavimentada com lajes de chasnera, é um elemento-chave em toda a arquitetura doméstica das Canárias, servindo como artéria principal entre os diferentes cômodos, além de uma ferramenta útil para regular o ambiente da casa, ar nodal e aclimatar-se com eficiência. Três dos lados do pátio são cercados por galerias abertas, cujos tetos são protegidos pelos pés direitos com um sapato clássico, também típico da arquitetura das Canárias. Os quartos estão dispostos, como já foi dito, em torno do pátio, mas não de forma aleatória. O dominante nesta terra, o vento comercial, com direção NE, protege e ventila os cômodos de acordo com as necessidades (exemplo: situação da cozinha na direção SO). Além disso, todas as portas se abrem na direção sul, e isso é para aproveitar as horas de sol, o calor e a brisa do nosso clima benigno da maneira mais eficiente. Além disso, vale mencionar a quantidade de bancos de pedra ou poyatos localizados em cada lado, também pelo agradável motivo de aproveitar o tempo.


Valleguerra tem sido e está principalmente ligada à agricultura: cultivo de banana, estufas de flores, batatas e legumes, principalmente.

Além disso, sendo uma cidade costeira, a tradição pesqueira não pode faltar. Se olharmos para a área de La Barranquilla, podemos apreciar como essa tradição ainda está viva com seus barcos e pescadores.

A maior parte da população é dedicada a outros setores, portanto muito poucos valleros continuam trabalhando no trabalho agrícola como antes.


Descripción Documento Descargar Documento
Croquis puerta 2
Croquis de la Portada
Croquis puerta 1