CASA PORLIER

San Cristóbal de La Laguna
- Arquitectura Civil y Doméstica. Anterior al S.XX -




Laguneras Casas e famílias de Alfonso Soriano e Ben tez de Lugo

A casa da família Porlier foi construída na segunda metade do século XVII. Foi comprado do Sr. Antonio Jimenez Moscoso em 1698, pelo Sr. Juan de la Luz de Dutari y Fuentes, que era originalmente de Navarra e se estabeleceu em La Laguna pelos anos de 1668 a 1670, onde em 1689 se casou com Jacobina Sopranis, dona do mayorazgo fundado por seu pai, Don Esteban Sopranis de la Haya e Fiesco, em suas fazendas de Bajamar em Tenerife e Gu a em Gran Canaria, em 30 de março de 1689. A filha deste casamento, Rita Juana de La Luz Sopranis Dutari, casada com Don Esteban Porlier e Du-Ruth, que da França se estabeleceram em La Laguna nos primeiros anos do século 18, e foi nomeado pelo rei Luís XVI, em 1709, cônsul geral da França.

Na prole deste casamento, continuou a propriedade desta casa, em que ele nasceu, em 16 de abril de 1722, Don Antonio Porlier y Sopranis, presidente do Conselho das Índias, nomeado Ministro da Graça e Justiça pelo rei Carlos IV em 1790, o primeiro canário a exercer uma posição tão elevada, e criado por esse rei I Marqu de Bajamar em 1791.

Mais tarde, ele foi para a família Salazar Frias, quando se casou com Juana Porlier e Castilla em 1765, na qual retornou à liderança da família, com o Sr. Mart Salazar de Frias e Franchi, V Conde do Vale Salazar. No final do século XIX, era proprietária de Concepción Salazar de Frias y Chirino, filha da VII contagem do Vale do Salazar, marquesa de Villanueva del Prado por seu casamento com Don Fernando de Nava e sombrio del deloyo, e nasceu lá. e viveu Dom Ildefonso de Castro e Salazar de Fr as (1858-1935), marquês da Fuente de las Palmas, neto do sétimo conde do vale de Salazar. Um mármore de mármore, lembre-se, na fachada da casa, sua memória, como diretor da Banda da Fé, que preenche uma página da história artística da cidade de La Laguna. Don Ildefo ...



Casa Porlier

SORIANO E BEN TEZ DE LUGO, ALFONSO .: Famílias de casas e lagos, LOS LINAJES E PALÁCIOS DE NAVA-GRIM NY SALAZAR DE FRIAS.Excmo. Trabalho Social e Cultural. 2007



Casa Porlier

A casa fica ao lado do edifício atual do Teatro Leal, com três andares e uma fachada com todos os buracos organizados simetricamente. Os furos no térreo são a porta principal emoldurada em galope cinza, ladeada por duas portas de cada lado que atualmente são os acessos para estabelecimentos de uso comercial. A porta principal é feita de tamanhos diferentes, mas colocada de acordo com um esquema ordenado. As folhas são reforçadas com ferragens e localizadas na rua redonda Obispo Rey, ao lado do Teatro Loyal, sofrem transformações ao longo do século XVIII. Em 1923, uma reforma foi realizada nas salas subseqüentes e, em 1986, a sala anterior direita foi reformada após um incêndio ocorrido em 11 de janeiro do mesmo ano.

O primeiro andar é uma varanda fechada centralmente localizada e duas janelas de guilhotina de cada lado. Os canhões ou vigas de apoio da varanda são colocados uniformemente na abertura, estando os pilates laterais da varanda alinhados com os cães de ponta.

Os cães inferiores são moldados com miçangas, gola e quarta prisão, enquanto os superiores são moldados com o bico de um corvo invertido, apresentando alguns talões. O suporte para dormir dos cães também é moldado.

O aspecto mais relevante da fachada são as três janelas ovais no último andar que escondem o máximo de quadrados quadrados anteriores. Esta reforma foi realizada para embelezar o aspecto exterior, sendo reabilitada como uma casa e perdendo o uso tradicional de um celeiro ou sótão.

Acima, a cornija usual de Canter a. A casa nos fundos da rua Capit n Brotons foi reabilitada para se juntar ao espaço público do Leal Theatre.



Casa Porlier
Descripción Documento Descargar Documento
Levantamiento del Balcón por Alejandro de León Serra (Arquitecto Técnico)