5 2 5

CASA ALVARADO BRACAMONTE

San Cristóbal de La Laguna
- Arquitectura Civil y Doméstica. Anterior al S.XX -




O Capítulo Geral de Tenerife O Sr. Diego de Alvarado Bracamonte construiu esta casa entre 1624 e 1631. Além disso, parte dela foi reformada por seu filho, o Sr. Diego de Alvarado Bracamonte Vergara e Grim n (1631-1681), Marqu s de la Bre a. Mais tarde tornou-se residência do marquês de Mejorada e de vários capitães-gerais das Ilhas Canárias desde o início do século XVIII: entre outros, Agust n de Robles e Lorenzana (1705-1713), Fernando Chac n Medina e Salazar (1709-1713) ou Ventura de Landeta (1713-1718), razão pela qual é popularmente conhecida como Casa de los Capitanes.

Diego Alvarado casa-se com Mar a de Vergara e Grim n, descendente de Jorge Grim n, conquistador de Tenerife. Entre o dote que isso trouxe para o casamento estavam alguns lotes pertencentes à herança familiar do Mayorazgo de la Gorborana (ou Gorvorana) e que o primeiro filho da família o herdou e transferiu para ele.Nesses lotes, localizados em um local Principal na cidade e muito perto dos edifícios do antigo Cabildo de la Isla, a propriedade que hoje é reconhecida com o sobrenome do governador e sua linhagem, Alvarado-Bracamonte, foi construída.

Em 1718, ao mesmo tempo que a residência do prefeito Ceballos, ele atuou como escritório do contador e tesoureiro geral.

Em 1721, foi a residência de verão do bispo Lucas Conejero, e o último a habitar parece ter sido o marquês de Vallehermoso (1723-1735) que mais tarde preferiu o palácio dos condes de Salazar e mais tarde a residência de Santa Cruz de Tenerife.

No início do século XIX, era usado para abrigar os prisioneiros franceses da guerra de independência.

Foi adquirida pela Câmara Municipal de La Laguna aos herdeiros de Cruz Chauvet em 8 de julho de 1976, com o objetivo de convertê-la em biblioteca e museu.

Em 8 de julho de 1976, HE. Prefeitura de San Cristão bal de La Laguna compra a antiga Casa de Alvarado-Bracamon ...


Segundo Pedro Tarquis, a casa foi fabricada pelo alarmante Manuel Penedo El Viejo. Este artice trabalha na primeira metade do século XVII em La Laguna. Era de origem portuguesa e foi o alarme mais prolífico daqueles que viveram na primeira metade do século XVII em Tenerife. Sua produção está localizada além de La Laguna, em todo o norte da ilha, especificamente em La Victoria de Acentejo, Santa Úrsula, Realejo Alto e Puerto de Garachico.

A Casa dos Capitães Gerais é um exemplo claro da arquitetura doméstica das Canárias do século XVII. O exterior do edifício é mostrado com uma tela grande, onde as janelas, emolduradas em galope vermelho, são distribuídas assimetricamente. A tampa, também de tufo vermelho, possui dois corpos: o inferior, com a porta de acesso emoldurada entre pilastras acolchoadas; e a de cima, com uma varanda apoiada por nulos encimada por uma frente dividida com uma bola central. A decoração com dentículos é distribuída na base da varanda, bem como nas laterais da frente n. O motivo decorativo interessante é o esculpido, exposto, que lembra uma varanda com balaústres.

O interior da casa é articulado em torno de um pátio em forma de U com uma escada de acesso, metade de pedra, metade de madeira, o que nos apresenta a parte nobre dela.

A distribuição assimétrica das janelas na fachada é um aspecto construtivo que, talvez, nos fale mais sobre a satisfação das necessidades experimentais do edifício do que sobre a manutenção de uma ordem previamente estruturada.

Do ponto de vista construtivo, predomina o trabalho de alba iler a sobre o galope a e, portanto, da alvenaria sobre a pedra. O uso limitado disso é reduzido a certas partes do edifício, fundamentalmente, por razões de natureza econômica: a extração das pedreiras, a escultura dos tanques, o transporte, etc. Notavelmente custa o custo das obras.



Casa Alvarado Bracamonte

FONTES

Prefeitura de San Cristão bal de La Laguna (Conselheira para Delegado de Turismo e Divulgação do Patrimônio Histórico)

Gabinete de Gestão do Complexo Histórico de La Laguna. Área de história.

Fundação Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio CICOP.

BIBLIOGRAFIA

GERM N DE ARMAS, Endereço: Guia de La Laguna, Cabildo de Tenerife, 2002

SORIANO Y BENITEZ DE LUGO, Alfonso: Laguneras Casas e famílias. As linhagens e palácios de Nava-Grim e Salazar de Fr as.

C. MARQUES E A.MARTIN: Arquitetura de La Laguna (Rede de Centros Históricos das Ilhas Canárias)



Casa Alvarado Bracamonte

A configuração original era de três trincas formando um U com a principal em direção à rua Carrera (norte), outra de grande desenvolvimento longitudinal que articulava o quadrado com a anterior e que segue o alinhamento da atual rua de Viana (ao oeste) e um terço muito mais curto que os anteriores ao leste.

Durante as primeiras décadas do século XX, um edifício foi construído em 'L ' com um telhado plano, discordante com o restante do edifício que fechou o pátio no sul.

Finalmente, por volta do ano 2000, por ocasião da restauração da casa, esse corpo foi demolido sem valor significativo, construindo outro em seu lugar que também fecha a fábrica e tenta se misturar com o edifício pré-existente.

Antes da restauração do ano 2000, no térreo havia três paredes de considerável espessura, que cortavam salas isoladas e que não continuavam no andar superior. Nisto existe uma parede divisória que não partiu de nenhuma dessas paredes, repousando sobre uma das vigas de maior seção reforçada por um estuário. Os pisos não tinham pavimento. Vigas irregulares e sem desbaste constituem a sede de um convés instável, que se estende por todo o andar superior.

Após a restauração acima mencionada, parte desse ambiente foi preservada, agora sem tábua e cercada por corredores estreitos de madeira protegidos por uma grade de metal, e alguns degraus foram abertos entre as paredes divisórias dos quartos no térreo.



Casa Alvarado Bracamonte

LOS ALVARADO BRACAMONTE

(Monografia da Casa Alvarado-Bracamonte e dos Capitães Gerais) .Excmo. Prefeitura de San Cristão bal de La Laguna (2006)

Nas primeiras décadas do século XVII, das terras peninsulares, o oficial real Diego de Alvarado.Bracamonte estabeleceu-se em Tenerife e La Palma, com a nomeação do monarca para trabalhar como governador, corregidor e capitão de guerra de ambas as ilhas .

Terceiro em nome, veio de uma família de linhagem, Alvarado del Solar e Torre de Boscariz em Secadura, partido jurisdicional de Laredo (Santander) - e Juana Bracamonte, filha do marechal Rub n de Bracamonte da França. Enquanto ele assumia a posição político-militar em 1624, estabeleceu sua residência na cidade de San Crist bal de La Laguna, porque o Conselho da Ilha estava localizado aqui, até sua morte em 22 de agosto de 1635.

Assim que chega a Tenerife, casa-se com Maria de Vergara e Grim n, descendente de Jorge Grim n, conquistador de Tenerife. Entre o dote que isso trouxe ao casamento estavam alguns lotes pertencentes à herança familiar do Mayorazgo de la Gorborana (ou Gorvorana), e que o primogênito da família a herdou e cedeu. Nessas parcelas, localizadas em um local principal da cidade e muito perto dos prédios do antigo Cabildo de la Isla, começará a construção de uma propriedade que hoje é reconhecida com o sobrenome do governador e sua linhagem, Alvarado Bracamonte.



Casa Alvarado Bracamonte

    BIC (com a categoria Monumento desde 1981).    

Dentro do Plano de Proteção Especial do Centro Histórico de La Laguna, aprovado em julho de 2005, ele está incluído no Nível 2 de Proteção Integral.

Nível Integral 2: Aplicável a todos os edifícios que devem ser conservados por inteiro, mas que sofreram alterações específicas. Podem estar sujeitos a restauração, conservação, consolidação, reconstrução e demolição dos elementos agregados, para recuperar seus valores típicos e recuperar sua integridade física, mantendo e respeitando todas as suas características originais, como organização n espaço, estrutura, tipologia, elementos decorativos, etc.



Casa Alvarado Bracamonte

MUNICÍPIO San Cristóbal de La Laguna

ZONE District1- Centro Histórico

ENDEREÇO Calle Obispo Rey Redondo, 5


Descripción Documento Descargar Documento
Alzado Posterior
Organización Planta Alta y Planta Baja
Fachada Principal
Fachada Lateral Derecha
Situación


5
   Valorar/Comentar
Valoración

5

Comentario

Esta casa es una auténtica preciosidad. El patio interior es de película

Autor

Anónimo


Valoración

5

Comentario

PRECIOSA

Autor

Anónimo