CALLEJÓN MAQUILA

San Cristóbal de La Laguna
- Espacios Urbanos. Callejónes -




Entre os Aclles de Herradores e o de Manuel de Ossuna, há um pequeno beco muito antigo, já aparecendo no mapa de Torriani. Hoje é um beco para pedestres e é conhecido por todos como beco de Maquila, por uma lanchonete administrada por uma lagoa popular apelidada dessa maneira.

Saber de onde vem o nome desse beco tem sido uma tarefa difícil, na opinião de Carlo Garc em seu livro nas ruas antigas de La Laguna.

A dificuldade de Carlos Garc a é dada pela menção de Rodr Guez Moure, em seu Guide to La Laguna, uma rua que ele chama da M quina ou de San Mart e que, pela descrição geográfica, fica localizada nesse beco .

Segundo Carlos Garc, ele mantém duas teorias sobre o assunto. Uma é que pode haver um erro de transcrição da palavra ou um erro de impressão no Guia Rodriguez Moure, que, em vez de dizer Maquila, apareceu M quina. E outra pode ser que ela deriva do primeiro moinho instalado na lagoa movida a vapor, localizada neste local e operando até 1913. Entende-se a rua da máquina, de vapor, e foi assim que o cronista pegou.

E não é que o beco tenha o nome de estar nele na casa de comida mencionada acima, mas pelo contrário. Parece que o apelido ou a definição da pessoa é imposta porque esta é a rua ou o local onde Maquila foi realizada .

E a maquila nada mais é do que a parte do grão moído que o moleiro permanece em pagamento pelo trabalho de moagem. E este era o local do depósito dos sacos de cereais já transformados em farinha e, portanto, onde o moleiro fez sua coleção, onde ficou com a maquila. Daí o seu nome curioso.


GARCIA, CARLOS: As ruas antigas de La Laguna. Sua nomenclatura do século XVI até os nossos dias. Centro da Cultura Popular das Canárias, 1994.


Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

No existe/n Imagen/es para este Bien
No existe/n Bien/es Relacionado/s