CALLE TABARES DE CALA

San Cristóbal de La Laguna
- Espacios Urbanos. Calles -




Anteriormente conhecida como Calle de Los Álamos. Esta rua dará origem ao longo do tempo e com sua extensão até a Avenida de La Trinidad. E para seu lado oposto, conectando-se com o que se chamava "Tanque Grande", a estrada que leva a Las Mercedes e à costa municipal de Valleguerra a Punta del Hidalgo.

A atual rua Tabares de Cala, que começa em Herradores, é uma das vias históricas da cidade e passa a nordeste pela Plaza del Cristo, onde termina. Quase como uma extensão, junta-se ao Camino de las Peras.

O antigo nome de Los Álamos vem porque este tipo de árvore é típico de lugares úmidos, e eles são plantados em grande parte da planície lagunar, referindo-se a alguns autores que estiveram no Tanque Grande e Los Lavaderos, que podem ser considerados como a extensão desta rua.

Em La Laguna em 1514, quando tinha apenas 854 habitantes que viviam em 8 ruas, esta em Los Álamos foi inicialmente chamada de “ Rua do Moinho de Vento”



Calle Tabares de Cala

GARCIA, CARLOS : As ruas antigas de La Laguna. Sua nomenclatura do século XVI até os nossos dias. Centro da Cultura Popular das Canárias, 1994.

GERM N DE ARMAS, ADRI N : Guia de La Laguna. Cabildo de Tenerife. Área de cultura 2002.

RODR GUEZ MOURE, JOS: Guia histórico de La Laguna. Instituto de Canárias. 1935

ALEM N, Gilberto : O beco n. Lagoas críticas. Cabildo de Tenerife, 1985.

CIORANESCU, Alejandro: La Laguna. Gu um histórico e monumental. La Laguna, 1965.

MORENO FUENTES, Francisca : Tazm a da ilha de Tenerife em 1552. Anuário de estudos atléticos. Num. 25. Madri, Las Palmas, 1979.


Don José Tabares de Cala y Núñez de Villavicencio nasceu em La Laguna em 19 de abril de 1637. Seu pai era o capitão Gonzalo Tabares de Cala e sua mãe Mencía de Vergara Núñez de Villavicencio. Casou-se com Catalina Prieto de Medina em 1663 com quem teve nove filhos.

Licenciado em Direito pela Universidade de Salamanca. Perpétuo Regidor de Tenerife, prefeito de La Gomera, El Hierro e Tenerife. Advogado da Audiência das Ilhas Canárias (1673). Em 1895, o município de Lagunero concordou em nomear a antiga rua Los Álamos, em sua homenagem.

Ele morreu em 22 de maio de 1706 e seus restos mortais repousam na paróquia matriz de La Concepción de San Cristóbal de La Laguna.



Calle Tabares de Cala
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

No existe/n Bien/es Relacionado/s