CALLE BENCOMO

San Cristóbal de La Laguna
- Espacios Urbanos. Calles -




Anteriormente chamava-se Calle de Moya , em consequência da casa de um vizinho com apedículo, Francisco de Moya, e também Calle del Consulado por ter ocupado uma casa ali, na esquina da Tabares de Cala, a Royal Maritime e a Terrestrial Consulado. Mesmo como calle de los Oficios e calle de las Piteras , sem dúvida assim chamada porque um grande número dessas plantas é encontrado lá.

O nome atual deriva dos irmãos Bencomo, D.Cristóbal, D.Pedro e D.Santiago, que nasceram numa casa de esquina no século XVIII, e que ficaram famosos, além de outras circunstâncias, por pagar a reconstrução da catedral da lagoa.

Outro nome que definiu esta rua foi o que a identificou como Calle del Tambor . Também em 1592 recebeu o nome de Calle de Espinosa .



Calle Bencomo

A rua é uma das mais estreitas em relação ao resto do centro histórico. Os edifícios singulares são variados com casas tradicionais de dois e três andares, destacando-se nas extremidades a Catedral e a Plaza de Fray Albino e o atual Casino (Palacete Rodríguez Acero).



Calle Bencomo

GARCIA, Carlos: "As velhas ruas de La Laguna". A sua nomenclatura desde o século XVI até aos nossos dias Centro de Cultura Popular das Canárias 1994

ALEMÃO DE ARMAS, Adrián: La Laguna. A habitação tradicional e os problemas de organização do espaço urbano. A Lagoa, 1975.

ALEMAN, Gilberto: O beco. Crônicas da Lagoa. Conselho de Tenerife, 1985.

CIORANESCU, Alejandro: A Lagoa. Guia histórico e monumental. A Lagoa, 1965.

MEDINA, Domingo : O que os olhos não veem nas ruas e praças de La Laguna. Caderno 24 CICOP para a divulgação do Património Cultural. 2021

MORENO FUENTES, Francisca: T azmía da ilha de Tenerife em 1552. Anuário de Estudos Atlânticos. Nº 25. Madri, Las Palmas, 1979.

RODRÍGUEZ MOURE, José: Guia Histórico de La Laguna. Instituto de Estudos Canários. A Lagoa, 1935.



Calle Bencomo
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien