San Cristóbal de La Laguna, San Cristóbal de La Laguna

AUTO SACRAMENTAL DE LOS REYES MAGOS DE TEJINA

San Cristóbal de La Laguna - Patrimonio Inmaterial - Fiestas y Tradiciones




Em relação à interpretação dos personagens, atualmente, mais de cem atores não profissionais participam, entre crianças e adultos, que encenam os diferentes momentos do automóvel. O início acontece com o Anúncio do Nascimento e Adoração dos Pastores, que também acontece em 24 de dezembro na Missa do Galo. São os anjos que iniciam o carro, anunciando aos pastores o nascimento da criança ou Jesus. O Tanda é o grupo de pessoas que interpreta os pastores. Este grupo é composto por músicos e cantores, que se vestem com roupas tradicionais, abrem e fecham a Adoração, cantando o Canário Divino, cuja versão integra nuances na música e na canção específicas da cidade de Tejina. Em seguida, os anjos levam La Tanda ao nascimento, onde as crianças fazem oferendas de produtos do campo, acompanhadas de versos da criação popular.

É importante ressaltar que, para as crianças que freqüentam o carro, a representação
O teatro transcende os limites da ficção, sendo os mesmos Reis Magos naquela noite em que 5 de janeiro trará presentes.

O Magi Auto permaneceu no tempo graças à participação dos moradores da cidade, qualidades de apoio no trabalho e ilusão para manter viva uma tradição, inerente à identidade da cidade de Tejina.



FERNANDEZ, Jos M. (1949). Um carro popular dos Magos. Jornal de Dialectologia e Tradições Populares, V: 551-595

GALV N TUDELA, A. (1947). Festas folclóricas das Canárias. Santa Cruz de Tenerife. Ilhas Interinsulares / Canárias.



Auto Sacramental de los Reyes Magos de Tejina

Prêmio CICOP de Conservação e Restauro do Patrimônio Imaterial.CANARIAS 2008.

AO POVO DE TEJINA DE SAN CRIST BAL DE LA LAGUNA NA ILHA DE TENERIFE '. Por seu excelente trabalho e carreira na manifestação cultural conhecida como Eu Sacramental dos Magos, por sua defesa e preservação dos valores intangíveis do povo das Canárias por meio de sua arte, tradições e conservação. de seu legado histórico mais universal.

Os prêmios foram entregues na cidade de Granada em solene ato institucional em 22 de outubro de 2009 no Royal Hospital, presidindo o evento pelo Reitor da Universidade de Granada, prefeito de Granada, presidente da Fundação CICOP, Vice-Ministério da Cultura de Governo das Ilhas Canárias, Ministro da Cultura da Diputación de Granada e Diretor da Cultura do Cabildo de Tenerife.



Auto Sacramental de los Reyes Magos de Tejina

De acordo com a pesquisa realizada em seu estudo sobre o Carro dos Magos de Tejina, de Aleth González Cair e J. Alberto Galv n Tudela, confirma-se cada vez mais opiniões diversas sobre a origem do carro, opiniões que, se analisadas cuidadosamente, observaríamos que a contradição entre eles é apenas aparente, uma vez que não são antagônicos.

Portanto, é possível que tudo o que é dito seja verdadeiro. Certamente uma cópia do Auto de los Reyes Magos chegou a Tejina, no início do século XX, de La Palma; não é impossível que algum emigrante ao retornar de Cuba tenha trazido alguns versos de pastores; e também é possível que um padre tenha levado uma cópia do texto que foi representado em Tejina para La Palma, diferente do que foi originalmente trazido de La Palma. Por outro lado, não está descartado que as versões de Fuerteventura tenham influenciado a versão Tejina diretamente ou através da versão palm. O absolutamente indiscutível é, em primeiro lugar, que todas as versões que conhecemos (Tenerife, La Palma e El Hierro) pertencem à mesma obra original, cuja origem é desconhecida e, em segundo lugar, que a versão Tejina é a foco original das versões de Tenerife.



Auto Sacramental de los Reyes Magos de Tejina
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

No existe/n Bien/es Relacionado/s