San Cristóbal de La Laguna, San Cristóbal de La Laguna

ANTIGUOS RITOS DEL CORPUS DE LA LAGUNA

San Cristóbal de La Laguna - Patrimonio Inmaterial - Fiestas y Tradiciones




Texto do historiador Manuel Hern ndez Gonz lez.

Professor de História da América. Universidade de La Laguna.

O festival de Corpus Christi é o mais antigo de La Laguna. Nasci em 1496 (*) quando ainda estava em um campo militar. Transformado em uma festa por excelência da Igreja (*) e como símbolo de sua vitória contra a heresia, mostra sua vontade sincrética de integrar crenças e devoções de diversas origens e natureza. Agrupe o sangue e o despertar da natureza. É a expressão da nova ordem política e religiosa que terá sido erguida. Foi financiado desde o início pelas guildas e pela prefeitura de Lagunero.

Seu eixo central é a procissão, que em plena batalha contra a heresia protestante revela a simbiose entre o Corpo de Cristo e o social. Ele é configurado como a encenação da exaltação do Dogma e a estrita divisão em classes e grupos da sociedade. A apoteose da natureza é mostrada na coleção de galhos e flores, realizada pelas guildas. A vegetação cobria todas as ruas com seus arcos de frutas, galhos altos e solo acarpetado com flores e folhagens.

Foi a celebração votiva da sociedade concebida como um corpo que honra o Senhor pela fecundidade da terra. Reflete uma grande alegoria da estrutura social de La Laguna, alinhando-a como um desfile em estrita ordem piramidal dos diferentes grupos sociais (guildas, guildas, clérigos, autoridades etc.), que, segundo sua distinção e qualidade, renovaram anualmente, por meio desse ato, o mito ancestral e substantivo do mundo feudal, ou seja, a representação imaginária da realidade em forma hierárquica. Juntamente com ela, as más encarnações desfilam em uma batalha simbólica , derrotada pela Eucaristia para: os demônios, a bicha ou a tarasca, junto com a ...



Antiguos Ritos del Corpus de La Laguna
1.- Banda de cornetas e tambores. A música constitui uma parte importante da antiga celebração do Corpus. Veja a foto: Banda de buzina e bateria 'Sentir Green ou

2.- Gigantes e cabeças grandes. Os elementos monstruosos refletiam a batalha entre o bem e o mal. Parte deles eram os gigantons e os papahuevos, anões com cabeças grandes que faziam mojigangas.

3.- Dança da águia. A águia é um dos símbolos que representam Cristo. A Dança da Águia foi uma parte importante do desfile.

4.- Guilda I. Depois dos monstros e matachines, as diferentes guildas foram colocadas. No velho Corpus, um dos primeiros a desfilar foi o da lã ou do chapeleiro com seu prefeito e sua bandeira de San Severo.

5.- Dança de arco. Algumas danças com origem em Corpus sobreviveram até nossos dias, como as de arcos que são dançados em Tegueste e Guamasa.

6.- Guilda II. Antigamente, a guilda dos sapateiros saía com seus clientes San Crisp e San Crispiano, em cuja bandeira luc ia para o suporte, a lâmina e o brucete.

7.-dança da espada. Esta dança foi muito popular em Fuerteventura. O número de dançarinos costumava estar entre 5 e 8. Em uma ocasião, há três membros masculinos e três femininos.

8.- Dança do Pel cano. Símbolo do sacrifício cristão, a Dança Pel Canza se reflete em inúmeras descrições da antiga procissão do Corpus.

9.- Os cavalinhos. A dança dos cavalos de carroça e de papel, profundamente enraizada em Catalu e Valência, fazia parte do namoro processional.



Antiguos Ritos del Corpus de La Laguna

O Corpus Christi é a celebração mais antiga das Ilhas Canárias, embora sua concepção atual seja o produto de profundas mudanças operadas ao longo dos séculos. Os arcos e tapetes de flores, areia e sal são uma adição posterior a uma celebração que inicialmente contém outros elementos rituais. A recuperação deste antigo Corpus de La Laguna é uma proposta cultural e complementar à sua celebração religiosa, na idéia de recuperar parte da história etnográfica da cidade de La Laguna.

Sua celebração é realizada na quinta-feira de Corpus Christi.

Rota: Praça Dr. Olivera, Calle de Herradores, Rua Tabares de Cala, Calle de la Carrera, Plaza de la Concepci



Antiguos Ritos del Corpus de La Laguna
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien