CASA CASABUENA (ANTIGUO JUZGADO DE INDIAS)

SAN CRISTÓBAL DE LA LAGUNA
- Arquitectura Civil y Doméstica. Anterior al S.XX -




Esta propriedade localizada na Plaza de la Concepción, número 5, de La Laguna, chama-se Casabuena, sede da Corte das Índias desde o século XVIII. Embora o comércio de Castela com as Índias fosse um monopólio controlado de Sevilha, no século XVI, os arquipélagos das Ilhas Canárias davam privilégios comerciais diretos à América. Para controlar essa atividade, foi criada a posição de juiz das Índias, das quais três nas Ilhas Canárias: uma em Tenerife, outra em Gran Canária e a terceira em La Palma. O de Tenerife tinha sede em La Laguna desde 1566. Em 1708, Don Bartolom Casabuena, proprietário desta casa, comprou o título que foi perpetuado em sua família ao longo do século XVIII, dando o nome à casa.

Desde 1918, foi ocupada pelo Orfe n La Paz, uma entidade de caráter musical e, a partir de 2001, tornou-se a sede do escritório central de uma entidade bancária em La Laguna e do Salão de Exposições do Estado em setembro de 1994.



CASA CASABUENA (ANTIGUO JUZGADO DE INDIAS)

F. Garc a-Ramos Fern ndez del Castillo, peixe JM Alonso L, Janela tradicional. An lisis morfol gico , Associação Oficial de Topógrafos e Arquitetos Técnicos, Santa Cruz de Tenerife, 2003.

JM Alonso L fish, 'A Lise mórfica e expressão de edifícios tradicionais nas Ilhas Canárias: notas da disciplina ', Universidade de La Laguna, ano acadêmico 2013-2014.

FEDAC, Fundo de Fotografía Histórica, [Web en nea]. [Consulta: 7-2-2015].

IDECanarias visor 3.0, Cartográfico fica de Canarias, SA (GRAFCAN), [Web on-line]. [Consulta: 7-2-2015].

Alejandro De Le n Serra, u201 Projeto de graduação final, Estudo e catálogo das varandas de San Crist Bal de La Laguna 2009 - 2010 ' , Escola Universitária de Arquitetura Técnica, Universidade de La Laguna, março de 2010.



CASA CASABUENA (ANTIGUO JUZGADO DE INDIAS)

A casa tem fachadas para duas ruas, uma para La Carrera e a traseira, com uma varanda no terceiro andar, para a Calle Herradores.

Devido às suas características morfológicas, corresponde à tipologia de uma casa comercial, onde o térreo era destinado à atividade comercial e o alto, à habitação. Possui uma fachada do final do século XVIII e nela existem elementos arquitetônicos barrocos com outros de gosto neoclássico.

Fachada principal

Nos dois lados da fachada, destacam-se os elementos do galope polido, que, juntamente com os detalhes do carpinteiro, levam a concluir que esse edifício pertence à burguesia. Este edifício está localizado em um ambiente urbano, como a Plaza de la Concepcion, em La Laguna. Devido a essa localização, a precipitação é muito alta, os telhados serão resolvidos em quatro águas e sua morfologia é apresentada como uma combinação de telhados.

A fachada possui dois andares, o primeiro corpo no térreo possui três orifícios e o segundo corpo no piso superior possui três orifícios alinhados simetricamente. É coroado por uma borda de pedra e parapeito que esconde o convés.

A cavidade central do primeiro corpo é para a porta principal do edifício e seus outros dois orifícios são para portas secundárias.

Porta principal

A porta principal do edifício é composta por duas folhas com portas giratórias para vigas exteriores, possui cinco ruas com uma distribuição de 3 a 5 rolamentos.

A moldura da porta é moldada e a moldura ou intermitente é plana com meias aberturas e vertical superior integrado. A sala tem um layout geométrico e é invertida.

No segundo corpo, encontramos três janelas idênticas colocadas na mesma posição que os orifícios no primeiro corpo.

Janela

A forma e os detalhes da venda ...



CASA CASABUENA (ANTIGUO JUZGADO DE INDIAS)
Descripción Documento Descargar Documento
Detalle de puerta principal.Dibujo de Sara Angela Viera Delgado
Detalles de puerta principal.Dibujos de Sara Angela Viera Delgado
Detalles de puerta principal.Dibujos de Sara Angela Viera Delgado
Detalles
Detalles de puerta principal.Dibujos de Sara Angela Viera Delgado
Fachada principal
Puerta principal. Dibujo de Sara Angela Viera Delgado
Puerta Secundaria. Dibujo de Sara Angela Viera Delgado
Fachada principal (Catalogo Plan Especial)
Fachada Secundaria Casa Casabuena (Catálogo Plan Especial)