BIBLIOTECA GENERAL Y DE HUMANIDADES. UNIVERSIDAD DE LA LAGUNA

SAN CRISTÓBAL DE LA LAGUNA
- Arquitectura Contemporánea. General -




Em 1817, no mesmo ano em que a Universidade Literária de San Fernando começa, a Biblioteca é criada por acordo de seu claustro. Em meados do século XIX, a Biblioteca está passando por um período de transformação, onde surge como o principal transmissor de bagagem da universidade. Em 1838, tornou-se uma Biblioteca Provincial e, sete anos depois, em 1845, quando a Universidade de San Fernando foi abolida e o Instituto das Ilhas Canárias foi criado por ordem real em 21 de agosto de 1846, a Biblioteca foi adicionada a ela. , tornando-se a Biblioteca Provincial e o Instituto das Ilhas Canárias. A Biblioteca foi instalada e permaneceu lá até 1950, em uma ala da parte superior do antigo convento agostiniano de La Laguna. A partir de 1887 foram adicionados dois quartos pequenos. Em 1913, a Biblioteca ainda estava instalada no antigo convento agostiniano, com mais de 30.000 volumes. Em 1927, foi criado o Conselho de Administração da Universidade das Canárias, fornecendo um orçamento para a biblioteca e os laboratórios. Paralelamente à Biblioteca Provincial e do Instituto e localizada em um local diferente, a Coleção Universitária é criada com 3.380 obras em 1928, estruturada em quatro seções; Cultura Geral, Direito, Filosofia e Letras e Ciências. Em 1941, foi decretado pelo Ministério da Educação Nacional, a Biblioteca Provincial, para se tornar parte da Biblioteca da Universidade. Em 1954, as faculdades de Direito, Filosofia e Letras e Ciência estão centralizadas no novo prédio, fora da Universidade Central. Logo após a coleção local, é criada a Biblioteca das Ilhas Canárias, a fim de reunir as obras de autor, tema ou edição das Canárias.

Entre a Biblioteca Geral e as pequenas coleções de cedros, existem bibliotecas de faculdades ou escolas, primeiro na Faculdade de Agrimensores, depois na Faculdade de Engenharia Agrícola e para treinamento de professores; Em 1968, a biblioteca surge na Faculdade de Mídia ...



Biblioteca General y de Humanidades. Universidad de La Laguna

-Gonz lez Ant n, J. (1992). A nova biblioteca Geral e Humanidades da Universidade La Laguna , 107-122.

-Canales Serrano, F., Morales Ayala, M. e Gutiérrez Navarro, A. (2017). De onde vem o futuro: Exposição comemorativa do 225º aniversário da Universidade de La Laguna. La Laguna: Universidade, Serviço de Publicações.

-Universidade de La Laguna. Serviço de Orientação ao Aluno. (1996). Guia de Estudo 1997 / Universidade de La Laguna , [Serviço de Orientação ao Aluno]. La Laguna: Universidade, Gabinete do Vice-Reitor de Estudantes.

-Universidade de La Laguna. Serviço de Orientação ao Aluno. (2000) Guia informativo e orientação universitária: para conselheiros e tutores 2002-2003 . La Laguna: Universidade, Gabinete do Vice-Reitor de Estudantes.

-Red de Observatórios Sociais das universidades espanholas. (2001) Estudo sobre o impacto socioeconômico da Universidade . [Sl]: [sn]

-Fraga-González, C. (1998) u2018 Patrimônio arquitetônico e artístico u2019 da Universidade de La Laguna , 1ª edição. Ed. CE CajaCanarias, Serviço de Publicações Campus Universitário da Laguna, La Laguna, Santa Cruz de Tenerife; 78-82.

-N ez-Mu oz, Mar a F. (1998) u2018 História da Universidade de La Laguna u2019, 1ª Edição, Volume III, Vol. II. Ed. CE CajaCanarias, Serviço de Publicações Campus Universitário De La Laguna, La Laguna, Santa Cruz de Tenerife; 239-245.

-Visor: www.Grafcan.es

-Gestão do Urbanismo.es

-Universidade de La Laguna (sd). Acesso em 1 de março de 2009 em https://www.ull.es/la-universidad/servicios-universitarios/biblioteca-universitaria/



Biblioteca General y de Humanidades. Universidad de La Laguna

A fachada do edifício é construída em cimento e revestimento de pedra bege na forma de blocos grossos.

A parte frontal do edifício, que consiste em duas fachadas, é caracterizada pelo conjunto de janelas que formam duas grandes janelas com armações de metal cor de cobre, ocupando um comprimento de 5 andares no caso do módulo principal. Também existem janelas de abertura de inclinação e giro do mesmo material, embora menores na parte traseira e no lado direito do edifício. As janelas, que também oferecem uma ampla vista da serra de Anaga e das áreas verdes do campus de Guajara, dão luz natural ao edifício. Por outro lado, a luz artificial é coletiva e cumpre os parâmetros padronizados: de 320 a 430 lux na página nas salas de leitura e de 53 a 107 lux no plano vertical das prateleiras.

As paredes interiores são revestidas com gesso e tinta branca, de forma a dar espaço e luminosidade ao edifício. As áreas gerais e da área de pesquisa possuem solo removível que tem a função de manter a fiação corretamente. Por outro lado, o edifício está equipado com ventilação mecânica de ar quente ou frio, para facilitar a preservação de livros e documentos. O edifício é à prova de som, com nível de ruído inferior a 30 decibéis, graças a sistemas de isolamento, como janelas duplas, material absorvente de ruído nos pisos e painéis isolantes, entre outros.



Biblioteca General y de Humanidades. Universidad de La Laguna

O edifício projetado pelos arquitetos Francisco Artengo Rufino e José Angel Dom Nguez Anad n tem uma estética minimalista marcada, caracterizada por sua acentuada geometria triangular. Outra das características mais visíveis da Biblioteca são as grandes janelas que proporcionam luminosidade ao edifício.

A biblioteca é composta por 7 andares no módulo principal, 2 no módulo menor, 11.800 metros quadrados e 1.400 locais de leitura. Além disso, possui amplas salas de leitura, carris à prova de som, salas de fundos especiais, sala de audiovisual, biblioteca de jornais de Humanidades e Ilhas Canárias, sala de práticas hemerográficas, fundo de biblioteca de mídia, auditório de conferências e galeria de arte, entre outros .

A circulação dos usuários é mais fluida e procura evitar multidões e ruídos desnecessários. Para isso, possui uma distribuição na qual cada planta tem funções diferentes das demais. Possui também acesso externo com rampas e sem barreiras arquitetônicas, escadas públicas, elevadores e empilhadeiras.



Biblioteca General y de Humanidades. Universidad de La Laguna
Descripción Documento Descargar Documento
PLANO DE LA PLANTA DE EL NIVEL -1.
PLANO DE LA PLANTA DE EL NIVEL 0.
PLANO DE LA PLANTA DE EL NIVEL 1
PLANO DE LA PLANTA DE EL NIVEL 2
PLANO DE LA PLANTA DE EL NIVEL 3
PLANO DE LA PLANTA DE EL NIVEL 4
PLANO DE LA PLANTA DE EL NIVEL 5.
PLANO DE LA PLANTA DE LA CUBIERTA.
PLANTA SÓTANO.
PLANTA SEGUNDA.
PLANTA TERCERA / PLANTA CUARTA / PLANTA QUINTA.
PLANTA BAJA.
PLANTA PRIMERA.