ATENEO LA LAGUNA

SAN CRISTÓBAL DE LA LAGUNA
- Arquitectura Civil y Doméstica. Anterior al S.XX -




Em 1990, o interior do edifício foi reformado, embora a estrutura do século 18 tenha sido respeitada. Essa reforma substitui a maior das portas de madeira interiores por vidro e metal dourado mais modernos; Além de mudar a escada principal que estava em más condições, exatamente para o mesmo; bem como a substituição do grande major do piso, cujas partes originais são conservadas em alguns dos quartos. Outra das modificações sofridas pelo prédio está na sala de exposições do andar intermediário, onde se percebe que anteriormente havia divisões nos dois extremos da sala, dividindo-a em três.


O Athenaeum de La Laguna está incluído na organização dos ateneu, associações civis onde personagens proeminentes e intelectuais entraram, com a intenção de promover o progresso do país (ciência, sociedade etc.), com ênfase especial no art. Esta organização teve como pano de fundo numerosas sociedades canárias, formadas no século XIX (El Porvenir, Gabinete El Literario, etc.). A empresa foi fundada em 25 de novembro de 1904, data de seus primeiros minutos, sendo seu primeiro presidente o o poeta Jos Hern ndez Amador, sócio fundador, nascido em outubro de 1877, tendo numerosos lares até seu assentamento permanente na casa da família Baulen, primeiro como hóspede e desde 1954 como proprietário ou propriedade.

Como logotipo da entidade, hoje a Medalha de Ouro da Ilha e da Cidade, a cabeça obrigatória da deusa Atena foi escolhida, a silhueta inevitável do pico de Teide ao fundo e a capa da Casa Lercaro na Rua San Agustin Atual Museu de História de Tenerife. Esta última eleição se deve ao fato de ter sede nesta propriedade, até os anos pós-guerra, a Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de San Fernando de La Laguna, e nela a sala de História de arte e, portanto, localizar ali a atividade humana, artística e literária da cidade do Adelantado. até completar a primeira metade do século, vários personagens, parte da história regional, assumiram a presidência do Ateneu. Eles eram escritores de destaque, artistas, advogados, historiadores, médicos, políticos, como Benito Pezz Armas, que foi de 1906 a 1913, coincidindo no final desse mandato com sua presidência, também, do conselho provincial. Nascido em Lanzarote em 1871 e falecido em Tenerife em 1937, sob sua presidência os primeiros Jogos Florais ocorreram em 1906, que premiava poetas próximos à escola regionalista, bem como o começo da noite ...


Athenaeum of La Laguna: Logotipo do gato do Art Fund. Publicações do Ateneo de La Laguna, 2000. Celestino Hern ndez. Presidente da Seção de Arte.

Site de cadastro: https://www1.sedecatastro.gob.es/Cartografia/mapa.aspx?buscar=S

Página da Web: Grafcan https://visor.grafcan.es/visorweb/

Site oficial: https://www.ateneodelalaguna.es/

Página da Web Governo das Ilhas Canárias: http://www.gobiernodecanarias.org/boc/2006/008/boc-2006-008-018.pdf

PERAZA DE AYALA, Jos. Ensaio de uma história do Ateneo de la Laguna desde a sua fundação em 1904 até o final de 1936. Ateneo de La Laguna: Tenerife, 1979.

Documentação fornecida pelo Secretário do Ateneu


Esta propriedade é um edifício do século XVIII, com arquitetura simétrica, onde a verticalidade sobre a horizontalidade predomina nas aberturas, formadas por três andares. Isso mantém a típica fachada austera, encimada pela frente que esconde o telhado. O piso térreo possui um acabamento galope; e os andares superiores um gesso tradicional.

Na fachada você pode ver 15 aberturas, 10 correspondentes às janelas dos andares superiores e no térreo, 3 portas e 2 janelas (uma delas é usada como vitrine). O oco dessas janelas é constituído por uma estrutura de madeira. No exterior, eles são compostos por uma moldura de madeira lisa. Todas as janelas possuem vidros de guilhotina externos, exceto a janela central do andar superior, que consiste em duas folhas de vidro dobráveis. A porta de madeira que dá acesso à Athenaeum Association é composta de duas folhas, cada uma contendo 6 fileiras de rolamentos na sequência 2-2; com um tipo de ornamentação geométrica. Ambas as folhas têm botões de metal.

No interior, encontramos o hall de entrada, ao fundo, uma pequena recepção e a escada principal, que dá acesso aos andares superiores. A escada articula todas as plantas, organizando espacialmente a circulação vertical, distribuindo os principais espaços para a frente e reservando os menores espaços de serviço ou salas de lado.

A atual divisão do Athenaeum é: no primeiro andar, o acesso e a cafeteria; no segundo andar, o salão de exposições, a biblioteca e a sala de leitura, o secretariado e a presidência; e no terceiro, a sala de eventos, camarim e armazém.


Construtivamente, o edifício se materializa no seguinte sistema:

  • Fachada inferior em dois tipos de pedra (cinza e rosa); fachadas superiores caiadas de branco; como o resto da construção interior

  • Telhado curvo, com telhado de 4 águas

  • Escadas, vigas, piso, como todas as aberturas de portas e janelas são feitas de madeira, possivelmente chá;

  • Algumas portas interiores são de vidro e metal dourado


Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien