SEDE COLEGIO DE ARQUITECTOS DE TENERIFE COAC

SANTA CRUZ DE TENERIFE
- Arquitectura Civil y Doméstica. S.XX y Posterior -




O primeiro conhecimento oficial que a prefeitura tem desse trabalho é um projeto preliminar enviado por Luis Cabrera sobre o qual foi acordado (20 de agosto de 1965) a elevação deste edifício. Um ano depois, Luis Cabrera aborda o município como uma obra perfeitamente definida, mas deve resolver o tratamento rodoviário, traseiro e lateral. Este não foi o único problema; A partir do projeto preliminar, o edifício foi localizado em uma área em que o plano de usos e volumes é elogiado em quatro alturas, para que ele não cumpra as Normas do Edifício. Resolvido o problema, a licença de construção em dezembro de 1966. A partir daqui, uma segunda iniciativa mais elaborada seguiu o esboço primitivo, consistindo em uma solução mais prismática, adotando o revestimento de concreto que o caracterizava. A criação do Colégio de Arquitetos das Ilhas Canárias, em 1970, forçou a adição de mais uma planta, finalizando o trabalho em 1971.

Arquivo, do logotipo do gato do patrimônio arquitetônico e urbano, arquivo nº 351. Aprovação final parcial PGO Santa Cruz de Tenerife, 2013.



Sede Colegio de Arquitectos de Tenerife COAC

O edifício é caracterizado por três volumes: um porão retangular com dois níveis e um porão, um prédio de oito andares e uma torre muito delgada com circulações verticais como contraponto à composição. O tratamento generalizado das massas de concreto armado como volumes independentes, a linha horizontal dos elementos estruturais onde o fechamento da laje permite o jogo composicional e um ritmo variável de aberturas. Os gabinetes são pré-fabricados e são apresentados como módulos verticais leves. Neste edifício, o critério de diferenciação formal é seguido em resposta a diferentes usos. A circulação é o elemento de composição básico que reúne e estrutura as várias partes do edifício: a sala de montagem em consola, o bloco de escritórios e o espaço de exposição sob a praça são volumes autônomos que são conjugados de quase uma maneira Escultura rica No porão existem: um auditório, um extenso salão de exposições em dois volumes sob a praça e outros serviços complementares. Elementos de interesse: Escultura rica em componentes altos. Carpinteiro a. Dispositivo de proteção solar. Tratamento de concreto visto. Na praça, escultura em ferro pintado: Lady Tenerife, obra de Mart n Chirino, COAC Art Fund, demarcação Tenerife - La Gomera - El Hierro.



Sede Colegio de Arquitectos de Tenerife COAC

MUNICIPALIDADE Santa Cruz de Tenerife
ÁREA Distrito Centro-Ifara
ENDEREÇO Rambla de Santa Cruz, 123; Praça do Arquiteto Sartoris, 1.



Sede Colegio de Arquitectos de Tenerife COAC

Grau de Proteção: Cartão Integral n 351.

Catálogo de Proteção do Patrimônio Arquitetônico e Urbano. PGO Santa Cruz de Tenerife. Aprovação definitiva parcial de 2014.



Sede Colegio de Arquitectos de Tenerife COAC

- Arquivo do logotipo do gato do patrimônio arquitetônico e urbano do PGO Santa Cruz de Tenerife. Aprovação definitiva final, 2014. Vol. 3. Volume 3.2.1.

Equipe editorial e de pesquisa : Unidade de Arquitetura da Fundação CICOP.

Miguel ngel Fern ndez Matr n.

Jos Luis D lerá Mart nez ..

Gislaine Hasse

Foto: Jos M. Bossini Ruiz.



Sede Colegio de Arquitectos de Tenerife COAC
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

BIENES MUEBLES
Sede Colegio de Arquitectos de Tenerife COAC Lady Tenerife - Cat:Escultura