MACLA (EDUARDO GREGORIO)

SANTA CRUZ DE TENERIFE
- Bienes Muebles. Escultura -




Faz parte da I Exposição Internacional de Esculturas de Rua, organizada pelo Distrito de Tinerfe ou pelo Colégio Oficial de Arquitetos das Ilhas Canárias, em Santa Cruz de Tenerife, entre dezembro de 1973 e janeiro de 1974. Participaram do total 43 esculturas.

Organizada pelo Colégio Oficial de Arquitetos das Ilhas Canárias, é uma das melhores exposições de arte abstrata, composta por obras de grande escala e notável poder visual e estético.



Macla (Eduardo Gregorio)

Observamos um grande volume, um grande bloco formado por seis peidos interligados em forma de quadrangular em paralelo, ajustados ortogonalmente um ao outro. Um grande bloco de concreto bem polido, de linhas puras que ampliam, se possível, a grandeza e a solidez dessa peça colide, por outro lado, porque parece estar suspenso e prestes a cair de um momento para outro. Como curiosidade, e de acordo com suas próprias declarações, ele toma como modelo, um brinquedo de sua infância.

MATERIAIS

Concreto n

DIMENSÕES

ALTURA u2248 2,27 m.

LARGURA u2248 2,50 m.

FUNDO u2248 2,50 m.



Macla (Eduardo Gregorio)

Eduardo Gregorio nasceu em Las Palmas de Gran Canaria em 1903. Depois de concluir o ensino médio, ele alternou sua carreira com seu amor pela escultura em madeira, uma especialidade para atingir um nível alto. Aluno de La Escuela Luj n Pez, do qual acaba sendo diretor do centro. Ele colabora com Nstor Mart n-Fern ndez de la Torre na ornamentação de madeira do Teatro P rez Gald, que havia sido parcialmente destruído após um incêndio antes. Em seu pouco mais prolífico, ele se muda para Girona e, através do pintor e crítico Rafael Benet, entra no mundo artístico e intelectual de Barcelona e Madri. Em 1950, ele exibiu um conjunto de banhos e álabras em Gaspar, no qual o tema girava em torno da figura feminina; Suas linhas eram simples, sensuais e estilizadas. Durante o período em que viveu em Tânger (1950-1955), seu estilo passa por uma importante mudança, um importante nível de abstração que ainda sugere a figura humana em suas formas.

Ele participou da III Bienal Hispano-Americana, na qual participou com El Angel, que anunciou a primavera, uma obra sem estética.

Ele emigrou para a Venezuela e lá continuou seu trabalho pedagógico; enquanto desenvolve uma importante produção de cerâmica, concebendo novas formas com grande domínio da técnica em grés, pela qual recebe reconhecimento internacional.

Seu trabalho sofre uma mudança para a construção geométrica quando ele entra em contato com artistas cinético-construtivos.

Com uma doença cardíaca, ele retorna definitivamente a Las Palmas de Gran Canaria, em 1963. Ele continua a realizar seu trabalho, um escultor rico, mas que já está em um pequeno formato. Em 1973, ele participou da Exposição Internacional de Escultura na Rua Santa Cruz de Tenerife.



Macla (Eduardo Gregorio)

MUNICIPALIDADE Santa Cruz de Tenerife

Zona de Saúde ZONE - La Salle

ENDEREÇO Parque das Índias

COORDENADAS

X 375.405.20

E 3.149.668,47


PEDR S DELGADO, F. (2016): u2018 Vista da Exposição Internacional de Escultura de Rua. Santa Cruz de Tenerife u2019 , Trabalho final de senhora , Las Palmas de Gran Canaria.

GUERRA P REZ, MI; MARRERO MORALES, M. (2017): u2018 Iniciação ao estudo da arte contemporânea: arte, outra forma de comunicação: exposição internacional de escultura de rua. Santa Cruz de Tenerife u2019 , Direção Geral de Inovação e Planejamento Educacional, Ilhas Canárias.

O DIA [Online]. [Data da consulta: 1 de julho de 2017]. Disponível em : http://eldia.es/santacruz/2002-08-12/8--Macla-escultura-Eduardo-Gregorio-parque-Indias.htm


Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

No existe/n Bien/es Relacionado/s