CASTILLO DE PASO ALTO

SANTA CRUZ DE TENERIFE
- Arquitectura Militar. Fortificaciones -




Embora a idéia inicial fosse a construção deste castelo desde 1625, quando o comandante geral Francisco de E chegou com a ordem de melhorar a defesa do arquipélago, isso não aconteceu até mais tarde. Por ocasião da guerra contra Portugal, em 1641, a área de Paso Alto foi corretamente incorporada e, por ordem de munição, foi dito que era a fortaleza que melhor sustentava o porto.

Embora hoje seja pouco conhecido, era uma das principais linhas de defesa de Santa Cruz, a função do Castelo Paso Alto era proteger o norte da cidade, aproveitando as correntes marítimas da região como principal vantagem. Este complexo militar tornou-se muito importante para a cidade desde a sua construção no século XVII. Ao lado dos castelos de San Crist bal, no centro, e San Juan, no sul, o castelo de Paso Alto é um dos cantos fundamentais da estratégia de defesa da cidade. No final do século XVI, um pequeno baluarte defensivo foi instalado na área, artilharia do local e deixando um pequeno corpo de guarda que funcionava efetivamente, quando as circunstâncias exigiam, ao longo do século XVII. Essa construção original não passava de uma pequena instalação, mas, apesar de ter recebido muita punição, foi muito eficaz no ataque de Blake à cidade em 1657. Em 1683, ele tentou demolir, mas o comandante geral F se opôs. lix Nieto de Silva, conde de Guaro.
Os planos foram redigidos pelo engenheiro militar Lope de Mendoza, sob o mandato do capitão-general, conde de Puertollano. Este edifício veio para fornecer serviços prisionais para pessoas relevantes na sociedade local. Em 1774, uma grande tempestade arruinou o antigo prédio, prosseguindo sua recuperação durante os anos de 1776 e 1777, sob o projeto do engenheiro militar Jos Arana e sob a supervisão do engenheiro-chefe militar Amat de Tortosa. Mais tarde, entre 1780 e 1782, eles correram ...


Construção de paredes de argamassa espessa, atualmente constituídas por uma esplanada superior semicircular, delimitada por frisos de frente para o mar, da qual você desce por uma escada externa até um pátio retangular localizado em um nível mais baixo que se conecta a espaços interiores conectados entre si.

Foi o segundo castelo mais importante do porto. A parte de trás da fortificação tinha dois andares. Na parte inferior ficava a capela, os alojamentos para as tropas, masmorra, armazenamento de armas e equipamentos, estábulos, etc. No superior, o alojamento do diretor e oficiais, cozinha, despensa e guarda.


O castelo de Paso Alto, pequeno ou forte a princípio, aumentou entre os anos de 1669 e 1670, e o bastião primitivo tornou-se um castelo.

Em 1782, foi realizada uma reconstrução completa, conforme registrado em uma solicitação, que é preservada: reinando Carlos III, comandando o tenente-general Joaquín Ib ez Cuevas, marqués de la Caada, nessas ilhas, o reparo foi concluído n deste castelo ... Em 1774, uma tempestade violenta causou-lhe grandes danos, mais do que os que causaram os atentados sofridos pelo esquadrão de Nelson, apesar de um projétil ter caído na capela.

No final do século XIX, quando se acreditava que os Estados Unidos iriam nos invadir, uma bateria foi construída ao lado do castelo, que foi demolida na década de 1960 para construir o Clube Esportivo Militar de Paso Alto.


Declaração: Decreto de 22 de abril de 1949, do Ministério da Educação Nacional.

Grau de proteção: Integral.

R GIMEN JUR DICO COMPLEMENTAR: Monumento BIC e ambiente do monumento BIC 19.


- Plano Geral de Gerenciamento de Santa Cruz de Tenerife, Vol. 3 Volume 3.2.1-3, arquivo n. 13)

- NORIEGA AG ERO, MA (2016). u2018Fortificações da ilha de Tenerife. Da torre de Azo à Segunda Guerra Mundial u2019, Cabildo de Tenerife. Tenerife

- GARC A ARGUELLES, A. (1982). 'História de Artiller a em Tenerife' . Ed. Gráficos de Tenerife, Santa Cruz de Tenerife.

- PINTO E LA ROSA, JM (1996). 'Notas para a história das antigas fortificações das Ilhas Canárias' , Museu Militar Regional Ed. Das Ilhas Canárias, Santa Cruz de Tenerife.

Equipe editorial e de pesquisa: Unidade de Arquitetura da Fundação CICOP.

Miguel ngel Fern ndez Matr n.

Jos Luis D lerá Mart nez.

Sendy Hern ndez lvarez.

Foto: Jos M. Bossini Ruiz.


Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

No existe/n Imagen/es para este Bien
No existe/n Bien/es Relacionado/s