CASA PISACA

SANTA CRUZ DE TENERIFE
- Arquitectura Civil y Doméstica. S.XX y Posterior -




O fator determinante que deu luz à Toscal foi o estágio expansivo da cidade de Santa Cruz no século XVIII, quando o primado do comércio exterior caiu sobre ele por causa da destruição do Porto de Garachico pela erupção de 1706. Era uma colonização popular que cercava o centro da cidade, onde se estabeleceram os burgueses que se dirigiam ao comércio portuário. Em suas origens, El Toscal, ou Los Toscales ou Las Toscas, constitui uma extensa área de pomares, cimento e terreno baldio que cobre o oeste e o norte do casco primitivo, e então começam as expansões espontâneas sucessivas, que carecem de relacionamento entre as partes; também em El Toscal.

No final do século XIX, uma etapa significativa da construção da cidade começou com o surgimento do empreendedorismo urbano (sociedades construtoras) em 1860-80, que colaborou para a segunda grande expansão da cidade. A Sociedade da Construção Progreso constrói 17 casas em El Toscal no final do século XIX, entre as ruas de San Mart e Santiago. O Plano Geral de Planejamento Urbano de 1951 afetou El Toscal, aprovando o alargamento de ruas e equipamentos de interior em vários quarteirões e a reconstrução total do bairro, reforma e rastreamento foram autorizadas. O pequeno tamanho das parcelas, característico das áreas de autoconstrução, atrasou a reforma que o Plano confiou à iniciativa privada.

Bibliografia a: História de Santa Cruz. Alejandro Cioranescu; Critérios e objetivos e soluções gerais; Vários autores PGOU -1992



Casa Pisaca

Unidade de construção de casas entre medianas de dois andares, caracterizada por uma fachada simbólica na rua Santiago, com três aberturas, entrada central e eixos verticais com detalhes em verga. O segundo andar, com janelas que repetem o ritmo mais baixo de aberturas decoradas com grades de ferro e moldagem no lintel. Coroação do furo central com corrimão. O plano retangular é simétrico e destaca sua distribuição central, atendendo a cada um dos quartos e dando o quintal.

Elementos de interesse: Sótão coberto para duas águas. Carpinteiros de madeira. Grades de ferro.



Casa Pisaca

Grau de Proteção: Folha Integral n 24.
Logo de proteção n. PGO Santa Cruz de Tenerife. Aprovação definitiva parcial
2014
Propriedade incluída no BIC Conjunto Histórico El Toscal



Casa Pisaca

MUNICIPALIDADE Santa Cruz de Tenerife
ÁREA Distrito Centro-Ifara (El Toscal)
ENDEREÇO N Santiago Street 99


- Arquivo do logotipo do gato do patrimônio arquitetônico e urbano do PGO Santa Cruz de Tenerife, 2013. Vol.3. Volume 3.2.1.

Equipe editorial e de pesquisa : Unidade de Arquitetura da Fundação CICOP.

Miguel ngel Fern ndez Matr n.

Gislaine Hasse

Jos Luis D lerá Mart nez.

Haridian Itaisa Quintana Gonz lez.

Fotografias: Rebeca Guti rrez Arconada.


Descripción Documento Descargar Documento
Ficha Informativa ICON (Centro de Conservación y Restauración del Patrimonio, Fundación CICOP).

No existe/n Bien/es Relacionado/s