ALEJANDRO TOSCO (CARTEL DEL CARNAVAL 2015)

SANTA CRUZ DE TENERIFE SANTA CRUZ DE TENERIFE
- Bienes Muebles. Pintura -




Mais uma vez, para manter o que já podemos considerar um costume, o pôster de 2015 aparece envolto em política. O autor, Alejandro Tosco (Santa Cruz de Tenerife, 1975), fez um leão em tela, intitulado Carnival Coral , para uma edição do Carnaval que leva o lema O futuro . A partir daí, e a partir da mesma apresentação do cartel, a política correu como fogo, alimentado por plataformas sociais e individuais, através da Internet. E isso acaba tendo, inclusive, dupla leitura, como pode ser extraído das declarações do prefeito da cidade na época, disseram-me por pessoas que sabem sobre isso que é bom gerar política porque ajuda a espalhar (Em D, Santa Cruz de Tenerife, 4 de outubro de 2011) . Com Alejandro, a situação de algumas artes plásticas é reproduzida, quando são confiadas ao pôster de carnaval, que já citamos. Desta vez, também, o artista recorre a uma de suas composições pictóricas e faz uma adaptação para a ordem recebida. Alejandro, depois de receber a comissão, avança e pede confiança para realizar uma interpretação livre de uma festa que conhece e vive, como chicharrero, desde a infância. O motivo da edição de 2015 do carnaval foi O futuro, algo que ainda é saber ser e, portanto, muito livremente interpretar.



ALEJANDRO TOSCO (CARTEL DEL CARNAVAL 2015)

CELESTINO CELSO HERN NDEZ : Meio século de pôsteres do carnaval de Santa Cruz de Tenerife. Das férias de inverno aos carnavais, 1962-2015. Edição da Organização Autônoma de Festas e Atividades Recreativas da cidade de Santa Cruz de Tenerife com o patrocínio de Mutua Tinerfe a.2016



ALEJANDRO TOSCO (CARTEL DEL CARNAVAL 2015)

Alejandro Tosco

Santa Cruz de Tenerife, 1975

Pintor, escultor, ilustrador.

Grupo artístico, escola ou estilo : Arte abstrata - arte terrestre.

Exposições (seleção):

Art Room do Real Casino de Tenerife, 2000.

Círculo de Belas Artes, Santa Cruz de Tenerife, 2004.

VI Festival de Arte de Tóquio, Tóquio, 2006.

Festival Internacional de Arte de Nova York, 2007.

Galer para Geraldes da Silva, Porto, 2008.

Bienal de Havana, Havana, 2009.

Retrospectiva: 20 anos em pintura, Centro de Arte La Recova, Santa Cruz de Tenerife, 2011.

O azul do Atlético CHÁ, Tenerife. Espaço das Artes, Santa Cruz de Tenerife, 2014.

Museus e coleções:

Instituto de Estudos Hispânicos das Ilhas Canárias, Puerto de La Cruz; Museu de Belas Artes, Velez, Malaga; Coleção Caja Sur, Córdoba; Museu Calvi, Maiorca; Museu do Castelo de Merode, Colônia.



ALEJANDRO TOSCO (CARTEL DEL CARNAVAL 2015)
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

No existe/n Bien/es Relacionado/s