ÁNGEL GUIMERÁ Y JORGE (JOSEP CARDONA I FURRÓ)

SANTA CRUZ DE TENERIFE SANTA CRUZ DE TENERIFE
- Bienes Muebles. Escultura -




A escultura original foi feita em bronze em 1909, por ocasião da homenagem prestada na cidade de Barcelona a Angel Guimer pelo artista Josep Cardona i Furr. Há três réplicas feitas pelo escultor Josep.M Codina e Corona, uma localizada na Plaza San Jos Oriol em Barcelona, outra em uma área de jardim na rua Xavier de el Vendrell e a localizada nas proximidades do Teatro Guimer, na capital tinerfe a.



Ángel Guimerá y Jorge (Josep Cardona i Furró)

Vemos Guimer e Jorge (escritor, poeta e dramaturgo) nascidos em Tenerife, confortavelmente sentados, deitados no braço esquerdo. Vestido de terno e jaqueta, típico da época (S.XIX-S.XX). Com um ar aristocrático e uma atitude calma, parece estar posando no meio de dois edifícios emblemáticos da cidade, como o Teatro Guimer e o Recova.

MATERIAIS

Fundido em bronze

DIMENSÕES

ALTURA u2248

LARGURA u2248

FUNDO u2248



Ángel Guimerá y Jorge (Josep Cardona i Furró)

O escultor e pintor Josep Cardona i Furr (1878-1922), considerado escultor do pós-modernismo catalão e grande retratista, gozava de certa fama.

Em 1889, iniciou seus estudos na Escola de Belas Artes de Barcelona, em pintura decorativa, e mais tarde (em 1885) dedicou-se a estudos superiores em pintura, escultura e gravura.

Compartilhei um workshop com Pablo Ruiz Picasso. Ele fazia frequentes viagens a Paris para estar em contato direto com o centro da modernidade do momento e poder absorver tudo isso. Ele esteve na Argentina, em Madri, e exibiu nos Estados Unidos.

Quanto ao que o sujeito se refere, por um lado, ele fez figuras costumeiras, trabalhadores em uma atitude de trabalho ou descanso e em que eles até apareciam. E, por outro, fazer retratos da alta sociedade e do mundo da cultura, nos quais imprimo alguns elegantes e simples 'rosses ', mostrando também em detalhes os recursos, o caráter e a personalidade dos retratados.

No final do século XIX, o mundo da escultura passou por importantes mudanças. Autores como Rodin e Meunier aparecem, causando grande influência nos artistas catalães e Cardona não foi exceção.

Seu trabalho em geral, como personagem naturalista, estava no pós-modernismo catalão, mas ele parecia ter optado pela nova estética do momento do século XIX.


MUNICIPALIDADE Santa Cruz de Tenerife

ÁREA Downtown Distrito de Ifara

ENDEREÇO N Praça da Ilha da Madera

COORDENADAS

X 377.582.12

E 3.149.425,34


L PEZ P REZ , F.; L PEZ PIQUERAS, MA (2015): escultor Josep Cardona e Furr (1878-1922) u2019, editado Locus Amoenus, vol. 13. Barcelona.

MAE [Online]. [Data da consulta: 1 de julho de 2017]. Disponível em: http://www.cdmae.cat/publica-amb-fons-del-mae-3/

GRANDE DIA CATALÃO ENCICLOP . [Online]. [Data da consulta: 1 de julho de 2017]. Disponível em: http://www.enccyclopedia.cat/EC-GEC-0014961.xml


Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

No existe/n Bien/es Relacionado/s