PARQUE NATURAL DO FOGO

SANTA CATARINA DO FOGO - Património Natural - Parque


   0
   Valorar

Compartir en Facebook

Compartir en Google+

No centro da ilha do Fogo localiza-se o vulcão que marca presença por toda a ilha. Ilha do Fogo, formato cônico, com aproximadamente 25 km de diâmetro e cerca de 2800m de altitude acima do nível do mar. O vulcão, único ativo do arquipélago, define o formato da ilha e a cor do solo, posiciona-se a leste. A cratera original, chamada de Caldeira, é demarcada pela escarpa em semicírculo que delimita o lado oeste, chamada de Bordeira. O lado leste desta não existe em virtude dos derramamentos de lava que tombaram da cratera em direção ao mar.

O parque ocupa uma área de 8.469 hectares e situa-se na confluência de três municípios: São Filipe (1.861 ha: 22% do Parque), Santa Catarina (4.237 ha: 50% do Parque) e Mosteiros (2.370 ha: 28% do Parque). Encontra-se situado na zona central da ilha do Fogo e abrange o vulcão, a cratera, a bordeira e, o perímetro Florestal de Monte Velha.

É a maior das 47 áreas protegidas de Cabo Verde criada em 2003, com a missão de recuperar e preservar as espécies endémicas em colaboração com os habitantes locais.

O parque situa-se a 1500m acima do nível do mar, englobando o Vulcão, a Cratera, a Bordeira (zona interior da cratera) e o Perímetro Florestal de Monte Velha bem como as ribeiras, vegetação arbustiva e zonas para agricultura tradicional, elementos que se combinam dando origem a uma paisagem ímpar.  

A Ilha do Fogo tem uma superfície de 476 km2, e  é considerada, literalmente, um vulcão que ainda está em atividade. Sua última erupção foi em 1995 e o interior de sua extensa cratera (mais de 8 km) chama-se Chã das Caldeiras onde ainda pode-se sentir um forte odor sulfuroso.

 Atualmente o parque é habitado por uma população de cerca de 530 pessoas que se dedicam principalmente à agricultura e pecuária.

 



PARQUE NATURAL DO FOGO
Descripción Documento Descargar Documento
No existe/n Documento/s para este Bien

No existe/n Bien/es Relacionado/s