SOBRADO NHÔ DJONSONA

SÃO FILIPE - Arquitetura doméstica - Sobrados


   0
   Valorar

Compartir en Facebook

Compartir en Google+

Sobrado: habitações de dois pisos de arquitectura de estilo colonial. Eram construídas aproximadamente a fins do século XVIII e princípios do século XIX. Restos de uma sociedade escravocrata, os sobrados eram as casas da aristocracia rural de São Filipe onde os andares superiores eram reservados a habitação dos proprietários, e os pisos térreos se destinavam a lojas e armazéns.

Este sobrado pertenceu a João Sacramento de Monteiro “Nhô Djonzona”. Foi Capitão de longo curso, Patrão – Mor, era comerciante e proprietário.

Em 1911, foi Diplomado pela Escola Náutica de Lisboa e conduziu um barco chamado “Fortuna” aos Estados Unidos. (Rosário, F. Comunicação oral)



SOBRADO NHÔ DJONSONA

Sobrado de dois pisos em esquina com aas duas fachadas simétricas rematadas por cornija e platibanda a esconder o telhado. Cobertura a quatro águas de telhas. As esquinas da edificação são marcadas com silhares em relevo.

Do lado do pátio lateral tem uma varanda corrida cuberta e balaústres de madeira.

Atualmente é uma  ”loja tudo terreno”. O seu uso original era residencial, e uso atual, residencial  e comercial.



SOBRADO NHÔ DJONSONA

ILHA                    Fogo

CONCELHO        São Filipe
LOCALIDADE     São Filipe

ENDEREÇO        Alto São Pedro



SOBRADO NHÔ DJONSONA

A estrutura é constituída por paredes autoportantes, muro de pedra, cobertura a quatro águas de telha. Revestimento reboco e as carpintarias em madeira.



SOBRADO NHÔ DJONSONA

-BARBOSA e SILVA. “Inventário do património imóvel do Centro Histórico de São Filipe-Fogo”. Câmara Municipal de São Filipe, 2018.

-IPC - Instituto do Património Cultural de Cabo Verde.

-PDU-Plano de Desenvolvimento Urbano São Filipe. “Informação, Diagnóstico e Cenários”. Ministério das Obras Públicas de Cabo Verde, 1991.

-PIRES SEQUEIRA, A. “O património construído da cidade de São Filipe na ilha do Fogo: subsidios para o seu estudo”.Monografia Licenciatura de História. Instituto Superior de Educação-ISE. Praia, 2006.

Equipe de redação e investigação: Unidade de Arquitetura Fundação CICOP.

Miguel Ángel Fernandez Matran-Director

Gislaine Hasse- Arquiteta

Délcia Lenina Barbosa-Gestor Cultural

Cristiano de Pina Silva- Gestor Cultural

Fotografias:

Gislaine Hasse

Délcia Lenina Barbosa



SOBRADO NHÔ DJONSONA
Descripción Documento Descargar Documento
Ficha GPC

No existe/n Bien/es Relacionado/s