SOBRADO NHÔ ANTÓNE SIMON

SÃO FILIPE - Arquitetura doméstica - Sobrados


   0
   Valorar

Compartir en Facebook

Compartir en Google+

Sobrado: habitações de dois pisos de arquitectura de estilo colonial. Eram construídas aproximadamente a fins do século XVIII e princípios do século XIX. Restos de uma sociedade escravocrata, os sobrados eram as casas da aristocracia rural de São Filipe onde os andares superiores eram reservados a habitação dos proprietários, e os pisos térreos se destinavam a lojas e armazéns.

“Sobrado construído por Juan Ruiz de origem espanhola. António José Barbosa Nhô Antóne Simom” que casou três vezes, sendo as duas primeiras mulheres, respetivamente, filha e neta de Juan Ruiz, tendo herdado o imóvel.

No sobrado de “Nhô Antóne” havia uma capela de São João. Por esta razão nas noites de 22 de junho- noite de “kanizade”- os festeiros colocavam ali o mastro com a bandeira no topo, com cerimonial de tambores e ”cantadeiras” não faltando o velho grogue de cana”. (BARBOSA. SILVA. 2018).



SOBRADO NHÔ ANTÓNE SIMON

Sobrado de dois pisos, planta retangular e cobertura a quatro águas de telhas cerámicas. Fachada simétrica com três vãos alinhados por piso, remates em cornija e platibanda que oculta o telhado.  No vão central superior uma pequena varanda con balaústre de madeira, nas demais janelas peitoril de madeira.



SOBRADO NHÔ ANTÓNE SIMON

ILHA                    Fogo

CONCELHO        São Filipe
LOCALIDADE     São Filipe

ENDEREÇO        Praça João Pais de Vasconcelos



SOBRADO NHÔ ANTÓNE SIMON

Estrutura de paredes autoportantes, muros de pedra, cobertura em telha a quatro águas. Revestimento em reboque e todas as carpintarias em madeira.



SOBRADO NHÔ ANTÓNE SIMON

-BARBOSA e SILVA. “Inventário do património imóvel do Centro Histórico de São Filipe-Fogo”. Câmara Municipal de São Filipe, 2018.

-IPC - Instituto do Património Cultural de Cabo Verde.

-PDU-Plano de Desenvolvimento Urbano São Filipe. “Informação, Diagnóstico e Cenários”. Ministério das Obras Públicas de Cabo Verde, 1991.

-PIRES SEQUEIRA, A. “O património construído da cidade de São Filipe na ilha do Fogo: subsidios para o seu estudo”.Monografia Licenciatura de História. Instituto Superior de Educação-ISE. Praia, 2006.

Equipe de redação e investigação: Unidade de Arquitetura Fundação CICOP.

Miguel Ángel Fernandez Matran-Director

Gislaine Hasse- Arquiteta

Délcia Lenina Barbosa-Gestor Cultural

Cristiano de Pina Silva- Gestor Cultural

 

Fotografias:

Délcia Lenina Barbosa



SOBRADO NHÔ ANTÓNE SIMON
Descripción Documento Descargar Documento
Ficha GPC

No existe/n Bien/es Relacionado/s