SOBRADO NENÉ DE DJOKA

SÃO FILIPE - Arquitetura doméstica - Sobrados


   0
   Valorar

Compartir en Facebook

Compartir en Google+

Sobrado: habitações de dois pisos de arquitectura de estilo colonial. Eram construídas aproximadamente a fins do século XVIII e princípios do século XIX. Restos de uma sociedade escravocrata, os sobrados eram as casas da aristocracia rural de São Filipe onde os andares superiores eram reservados a habitação dos proprietários, e os pisos térreos se destinavam a lojas e armazéns.

O sobrado Nhó Nené de Djoka foi construído nos finais do século XIX, aproximadamente em 1895, por João Monteiro de Macedo (Nené de Djoka) proprietário de barcos e grande comerciante.

“Nené de Djoka” foi proprietário de embarcações, grande comerciante, filho do dono do primeiro automóvel da ilha. Este sobrado teve o primeiro telefone da ilha que a ligava às casas do Cerrado e Monte Barro. No piso superior era residência e escritório e loja no piso térreo. (Rosário. F, comunicação oral).

Em Cabo Verde, existiu sempre o hábito de designar as pessoas por nomes familiares ou Caseiros, que lhes são dados em pequenos. Assim João Monteiro Macedo era conhecido não só na Ilha do Fogo, como mesmo em todo o Arquipélago, por Nené de Djoca. (BARBOSA e  SILVA, 2018).



SOBRADO NENÉ DE DJOKA

Fachada principal simétrica de dois pisos com cinco portas no piso térreo e cinco portas-janelas no piso superior todos alinhados exceto pelas três portas localizadas na lateral que dão acesso à garagem. Possui uma varanda corrida coberta de madeira apoiada em seis colunas, com balaústres de pilares ornamentais de madeira em secção plana e coberta.

O conjunto é rematado por uma cornija e platibanda que esconde o telhado.

É de propriedade do casal Morten Vicent Dahl Jorgensen e Luísa Jorgensen. O seu uso original era residencial, e o uso atual, Pousada Zebra, serviços de restauração e agência de viagem.



SOBRADO NENÉ DE DJOKA

ILHA                    Fogo

CONCELHO        São Filipe
LOCALIDADE     São Filipe

ENDEREÇO        Alto São Pedro



SOBRADO NENÉ DE DJOKA

A estrutura é constituída por paredes autoportantes, muro de pedra, cobertura de telhas a quatro águas. Revestimento de reboque e todas as carpintarias em madeira.



SOBRADO NENÉ DE DJOKA

-BARBOSA e SILVA. “Inventário do património imóvel do Centro Histórico de São Filipe-Fogo”. Câmara Municipal de São Filipe, 2018.

-IPC - Instituto do Património Cultural de Cabo Verde.

-PDU-Plano de Desenvolvimento Urbano São Filipe. “Informação, Diagnóstico e Cenários”. Ministério das Obras Públicas de Cabo Verde, 1991.

PIRES SEQUEIRA, A. “O património construído da cidade de São Filipe na ilha do Fogo: subsidios para o seu estudo”.Monografia Licenciatura de História. Instituto Superior de Educação-ISE. Praia, 2006.

Equipe de redação e investigação: Unidade de Arquitetura Fundação CICOP.

Miguel Ángel Fernandez Matran-Director

Gislaine Hasse- Arquiteta

Délcia Lenina Barbosa-Gestor Cultural

Cristiano de Pina Silva- Gestor Cultural

Fotografias:

Gislaine Hasse

Délcia Lenina Barbosa



SOBRADO NENÉ DE DJOKA
Descripción Documento Descargar Documento

No existe/n Bien/es Relacionado/s