PAÇOS DO CONCELHO DE SÃO FILIPE

SÃO FILIPE - Arquitetura civil - Administrativos


   0
   Valorar

Compartir en Facebook

Compartir en Google+

De acordo com comunicação oral de Rosário, F., o edifício teria sido construido aproximadamente em 1920 - 21, durante o consolado de Francisco José Barbosa.

A varanda de cimento, não corresponde ao projeto original, tendo sido acrescentada por volta de 1955, de modo a que o Presidente Francisco Higino Craveiro Lopes pudesse dirigir-se de um lugar elevado e seguro a multidão. (Rosário, F. comunicação oral).



PAÇOS DO CONCELHO DE SÃO FILIPE

Imóvel de planta retangular, de dois pisos, com cobertura a quatro águas de telha cerâmica, com uma platibanda que esconde a cobertura e pilastras ornamentadas nas extremidades.

Na fachada principal simétrica organizada em três panos, sendo que o central ostenta uma varanda balaústra no piso nobre, e no piso térreo uma escadaria com dois acessos ornamentada com balaústras.

Organizam-se dez vãos na fachada principal: porta central de acesso no piso inferior e outra na varando do piso superior, ladeadas por duas  janelas em arco abatido a cada lado.

No interior abertura ou passagem em arco pleno que emoldura a escada de madeira com lanço central, e dois lanços em forma de “U” partir do primeiro patamar. Pasamão,  forros de madeira decorados.

Destaca-se o acabamento e cor da fachada, carpintaria das janelas e portas em fachada, cornija, gárgulas e quedas de tubo, escada, soalho e varanda de cimento.



PAÇOS DO CONCELHO DE SÃO FILIPE

ILHA                    Fogo

CONCELHO        São Filipe
LOCALIDADE     São Filipe

ENDEREÇO        Praça 4 de Setembro



PAÇOS DO CONCELHO DE SÃO FILIPE

Estrutura de paredes auto-portantes, muros de pedra, cobertura de telha em quatro águas.



PAÇOS DO CONCELHO DE SÃO FILIPE

-BARBOSA e SILVA. (2018) “Inventário do património imóvel do Centro Histórico de São Filipe-Fogo”. Câmara Municipal de São Filipe.

 

- BARBOSA, G. (1998) “História do Fogo- São Filipe: Sobrados e Cemitérios”. Terra

- PDU. Plano de Desenvolvimento Urbano São Filipe. (1991) “Informação, Diagnóstico e Cenários”. Ministério das Obras Públicas de Cabo Verde.

-Instituto de Patrimônio Cultural de Cabo Verde – IPC.

Equipe de redação e investigação: Unidade de Arquitetura Fundação CICOP.

Miguel Ángel Fernandez Matran-Director

Gislaine Hasse- Arquiteta

Délcia Lenina Barbosa-Gestor Cultural

Cristiano de Pina- Gestor Cultural

Fotografias:

Gislaine Hasse



PAÇOS DO CONCELHO DE SÃO FILIPE
Descripción Documento Descargar Documento
Ficha GPC

No existe/n Bien/es Relacionado/s