MUSEU MUNICIPAL DE SÃO FILIPE

SÃO FILIPE - Arquitetura civil - Cultural


   0
   Valorar

Compartir en Facebook

Compartir en Google+

Situado na antiga Rua Judice Bicker, este sobrado que pertenceu ao Sr. Francisco do Sacramento Monteiro "Nhô Francisquinho", o último morgado da ilha do Fogo, funcionário aduaneiro. O imóvel teria sido construído aproximadamente entre 1880 e 1900.

Com a morte do propietário os herdeiros arrendaram a um preço simbólico, o piso inferior do sobrado aonde se instala uma sala de costura, provavelmente em 1967/68, a fim de ajudar os jovens e mulheres Foguenses na sua promoção social e profissional. Projeto do Instituto Cabo-verdiano e Solidariedade em parceria com as Irmãs Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus. Mais adiante no mesmo sobrado abriu-se o primeiro jardim infantil de São Filipe.

Em 1990 foi adquirido pelo Município, se encontrava em estado de degradação e foi restaurado e inaugurado no dia 13 de Dezembro de 2008, como o Museu Etnográfico da Ilha. O seu acervo é composto, sobretudo, por artefactos e objetos que contam aspectos do quotidiano da Ilha em diferentes épocas. (ROSARIO, F. Comunicação oral).



MUSEU MUNICIPAL DE SÃO FILIPE

O sobrado de dois pisos em esquina. A fachada principal presenta quatro vãos por piso, dos puertas e duas janelas no inferior e quatro portas que se abrem a varandas no segundo piso. Todos os vão são em arco pleno, com aros, lintel e carpintaria de madeira. As fachadas se rematam com beiral de telha. Cobertura a quatro águas de telhas.



MUSEU MUNICIPAL DE SÃO FILIPE

ILHA                    Fogo

CONCELHO        São Filipe
LOCALIDADE     São Filipe

 



MUSEU MUNICIPAL DE SÃO FILIPE

Estrutura de paredes auto-portantes de pedra, cobertura a quatro águas de telhas cerâmicas, revestimento reboque e todas as carpintarias em madeira.



MUSEU MUNICIPAL DE SÃO FILIPE

-BARBOSA e SILVA. (2018) “Inventário do património imóvel do Centro Histórico de São Filipe-Fogo”. Câmara Municipal de São Filipe.

- BARBOSA, G. (1998) “História do Fogo- São Filipe: Sobrados e Cemitérios”. Terra

- PDU. Plano de Desenvolvimento Urbano São Filipe. (1991) “Informação, Diagnóstico e Cenários”. Ministério das Obras Públicas de Cabo Verde.

-Instituto de Patrimônio Cultural de Cabo Verde – IPC.

Equipe de redação e investigação: Unidade de Arquitetura Fundação CICOP.

Miguel Ángel Fernandez Matran-Director

Gislaine Hasse- Arquiteta

Délcia Lenina Barbosa-Gestor Cultural

Cristiano de Pina Silva- Gestor Cultural

Fotografias:

Gislaine Hasse

Délcia Lenina Barbosa

Felipe Monzón



MUSEU MUNICIPAL DE SÃO FILIPE
Descripción Documento Descargar Documento
Ficha GPC

No existe/n Bien/es Relacionado/s