CASA DA MEMÓRIA

SÃO FILIPE - Arquitetura civil - Cultural


   0
   Valorar

Compartir en Facebook

Compartir en Google+

Situado na antiga Rua Judice Bicker, trata-se de um antigoarmazém com cinco portas, construída na primeira metade do século XIX (1820 a 1830), por Severino Anastácio Barbosa Vicente “Nhô Bino” para habitação.

“Todo espaço que ia da rua Judice Bicker à do Comendador Batista de Vasconcelos, do lado de trás e limitada ao sul pela travessa do largo de Misericórdia, pertencia ao Nhô Bino. Depois dessa primeira moradia, o Nhô Bino mandou construir a casa assobradada em frente, que ao sul dá para a mesma travessa do largo da Misericórdia e vendeu o Armazém a Fidélio de Sacramento Monteiro, passando a servir de escritório e loja de venda a grosso”. BARBOSA, 1998, n.º 266.

Consta que foi uma casa de venda a grosso e escritório de Fidélio de Sacramento Monteiro, advogado provisionario na cidade da Praia, Ilha de Santigo. Mais tarde, por volta dos anos 1923-1924, o mesmo armazém foi escritório e armazém da Firma Comercial Manuel Gomes Madeira & Filha. ALVES, 1992, p.11.



CASA DA MEMÓRIA

Trata-se de duas edificações de planta retangular e paralelas entre si e construídas en torno a um grande pátio. As duas construções independentes uma da outra,  abrem-se  a duas ruas diferentes. Uma das casas tem dois pisos e a outra somente um; esta última abriga a Casa da Memória enquanto que a outra serve de vivenda. A Casa da Memória de fachada sóbria distribui cinco janelas e portas de forma regular, com aros e lintel de pedras lineares de moldura simples. A fachada se remata por cornija de telhas cerâmicas.



CASA DA MEMÓRIA

ILHA                    Fogo

CONCELHO        São Filipe
LOCALIDADE     São Filipe

 



CASA DA MEMÓRIA

Paredes auto-portantes de pedra e cobertura a quatro águas de telhas cerâmicas.



CASA DA MEMÓRIA

O imóvel foi restaurado em 2001, pela atual propietária, mantendo as suas características originais.



CASA DA MEMÓRIA

-BARBOSA e SILVA. (2018) “Inventário do património imóvel do Centro Histórico de São Filipe-Fogo”. Câmara Municipal de São Filipe.

- BARBOSA, G. (1998) “História do Fogo- São Filipe: Sobrados e Cemitérios”. Terra

- PDU. Plano de Desenvolvimento Urbano São Filipe. (1991) “Informação, Diagnóstico e Cenários”. Ministério das Obras Públicas de Cabo Verde.

-Instituto de Patrimônio Cultural de Cabo Verde – IPC.

Equipe de redação e investigação: Unidade de Arquitetura Fundação CICOP.

Miguel Ángel Fernandez Matran-Director

Gislaine Hasse- Arquiteta

Délcia Lenina Barbosa-Gestor Cultural

Cristiano de Pina Silva- Gestor Cultural

Fotografias:

Gislaine Hasse

Délcia Lenina Barbosa



CASA DA MEMÓRIA
Descripción Documento Descargar Documento
Ficha GPC

No existe/n Bien/es Relacionado/s