CASA DAS BANDEIRAS

SÃO FILIPE - Arquitetura civil - Cultural


   0
   Valorar

Compartir en Facebook

Compartir en Google+

Em consequência do pequeno maremoto que destruiu completamente o edifício/armazém da Alfandega que se situava na Praia de Fonte Vila, a Câmara Municipal de São Filipe, com apoio do Governo da Província, mandou construir o edifício, atualmente conhecido como a Casa das Bandeiras. O imóvel  funcionou como Alfandega e Repartição Concelhia de Finanças até os primeiros anos do século XX. Na parte traseira da Alfandega funcionavam os Correios e Telégrafos de Cabo Verde e atualmente alberga a sede da Delegação de Cabo Verde Telecom. (Rosário, F. comunicação oral).

Hoje em dia funciona como a Casa das Bandeiras, espaço cultural que preserva a memória das festas locais, que muito devem a ação de Aníba Henriques - “Nhô Aníba”.



CASA DAS BANDEIRAS

Edifício de apenas um piso e planta retangular. Fachada sobria com zócalo diferenciado, cornija e platibanda ocultando o telhado. Sobre a porta principal se eleva um frontão triangular. Cobertura a quatro águas de telhas. Janelas em arco rebaixado e carpintarías de madeira.



CASA DAS BANDEIRAS

ILHA                    Fogo

CONCELHO        São Filipe
LOCALIDADE     São Filipe

ENDEREÇO        Largo Serpa Pinto



CASA DAS BANDEIRAS

Estrutura em paredes auto-portantes, muros de pedra, cobertura de fibrocimento, revestimento reboco - cimento e carpintarias em madeira.



CASA DAS BANDEIRAS

-BARBOSA e SILVA. (2018) “Inventário do património imóvel do Centro Histórico de São Filipe-Fogo”. Câmara Municipal de São Filipe.

- BARBOSA, G. (1998) “História do Fogo- São Filipe: Sobrados e Cemitérios”. Terra

- PDU. Plano de Desenvolvimento Urbano São Filipe. (1991) “Informação, Diagnóstico e Cenários”. Ministério das Obras Públicas de Cabo Verde.

-Instituto de Patrimônio Cultural de Cabo Verde – IPC.

Equipe de redação e investigação: Unidade de Arquitetura Fundação CICOP.

Miguel Ángel Fernandez Matran-Director

Gislaine Hasse- Arquiteta

Délcia Lenina Barbosa-Gestor Cultural

Cristiano de Pina Silva- Gestor Cultural

Fotografias:

Gislaine Hasse

Délcia Lenina Barbosa

Felipe Monzón



CASA DAS BANDEIRAS
Descripción Documento Descargar Documento
Ficha GPC

No existe/n Bien/es Relacionado/s